MG deve decretar estado de emergência por causa da dengue
Na última terça-feira (23), o Governo de Minas Gerais confirmou que deve decretar estado de emergência por causa do aumento no número de casos de dengue. Somente nas primeiras semanas do ano, segundo o último boletim, o estado já registrou mais de 11 mil ocorrências e 14 óbitos estão sendo investigados.
Saiba mais detalhes a respeito da situação crítica da doença no estado.
Minas Gerais deve ultrapassar a barreira dos 400 mil casos de dengue em 2024
Na última terça-feira (23), o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, confirmou que, até o fim da semana, o governo deve publicar o estado de emergência por causa da dengue no Diário Oficial. A previsão é que Minas Gerais ultrapasse os 400 mil casos registrados até o final do ano.
“O que estamos percebendo é que, desde outubro do ano passado, a dengue está tendo comportamento de ano epidêmico muito parecido com anos que consideramos mais graves, como 2016 e 2019”, ressaltou do secretário. Até o momento, foram 11.049 casos, um óbito confirmado e 14 em investigação.
Vale ressaltar que, para este ano, o Ministério da Saúde prevê que Minas Gerais tenha “potencial epidêmico” de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Isso porque, historicamente, com o período chuvoso e as temperaturas elevadas, a tendência é de crescimento nos casos em Minas.
Lembrando que a expectativa é que os estados brasileiros começarão a aplicar a vacina contra a dengue a partir de fevereiro. A ideia é que, inicialmente, sejam priorizados crianças e idosos. Até o momento, ainda não há confirmação do número de doses, mas Minas Gerais deve receber uma quantidade significativa.
O Ministério da Saúde prevê conseguir distribuir 6 milhões de doses, seja a partir da compra ou da doação dos imunizantes produzidos por um laboratório japonês.
Imagem: Reprodução/Freepik