Demitidos por Gabriel Azevedo ganham cargos em prefeitura de Belo Horizonte
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), parece ter superado a fase de cautela em relação ao conflito entre o grupo vinculado ao secretário estadual de Casa Civil, Marcelo Aro, e o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (sem partido).
Após um período de restrição aos vereadores da “Família Aro” para indicarem pessoas para cargos no Executivo Municipal, alegando possível aparelhamento político, o bloqueio foi removido.
O primeiro nome indicado na administração municipal foi Maurício Ernesto Steiner Júnior, que ocupará um cargo em comissão nível DAM 6, com remuneração básica de aproximadamente R$ 8.000 mensais, na Secretaria Municipal de Governo, liderada por Castellar Guimarães.
Gabriel Azevedo: Desdobramentos Políticos na Administração Municipal
Essa medida sugere, para alguns observadores, uma desistência da “Família Aro” em reconquistar a Câmara, diante da resistência do grupo de Gabriel e seus aliados. Além disso, reforça a aposta de Fuad na aliança com o ex-deputado e secretário da Casa Civil de Romeu Zema.
Antes do conflito desencadeado pelo pedido de cassação de Gabriel, apresentado pela ex-aliada e deputada federal Nely Aquino (Podemos), Steiner Júnior ocupava o cargo de auditor na Câmara Municipal. Há expectativas de que Aro declare apoio a Fuad na disputa pela prefeitura nos próximos dias.
A entrada de aliados de Aro pode implicar na perda de espaços para outros grupos e indica um afastamento do prefeito Fuad em relação ao antigo titular, Alexandre Kalil, também do PSD. A gestora anterior, Ana Carolina Zanon Dias, sucedida por Steiner Júnior, tinha ligações estreitas com Kalil, mas o atual prefeito parece estar se distanciando dessas conexões antigas.
A assessora Sofia de Mesquita Veiga, conhecida de longa data de Kalil, deixou o gabinete do prefeito em 2023, seguindo um destino similar ao gestor esportivo Marcelo Antônio Diniz Resende Machado, que ocupava o cargo de secretário municipal adjunto de Esportes e Lazer.
A saída de Machado isola ainda mais a secretária de esportes Adriana Branco, última remanescente do time que auxiliou Kalil a conquistar a prefeitura em 2016. Nos bastidores, especula-se sobre a iminente queda de Adriana para abrir espaço a mais aliados de Aro na prefeitura.
Imagem: Reprodução/BHAZ