Famoso clube de Minas Gerais completou 92 anos de história

Na última terça-feira (13), o Esporte Clube Democrata, de Minas Gerais, completou 92 anos de existência. Os anos 90 foram os de maior destaque para a equipe, com quatro títulos e um vice-campeonato mineiro. Além disso, a década também foi marcada pela estreia do clube em competições nacionais.

Saiba mais detalhes.

Esporte Clube Democrata completa 92 anos de existência nesta semana

O Esporte Clube Democrata, de Minas Gerais, foi fundado no dia 13 de fevereiro de 1923, mas chegou pela primeira vez ao futebol profissional apenas em 1964. Na última terça-feira (13), o clube mineiro completou 92 anos de existência, com períodos de altos e baixos, conquistas, além de grandes equipes.

No ano de 1969, o Democrata estreou na primeira divisão do Campeonato Mineiro e, na década seguinte, se destacou com o time comandado por Ziquita. Na ocasião, a equipe só não conseguiu conquistar a Taça Minas Gerais por questões extracampo. No entanto, o grande momento do clube foi nos anos 90.

Na última década do século passado, conquistou os títulos de campeão do interior em 1991, 1992, 1993 e 1994, além de ficar com o vice-campeonato mineiro em 1991. Além disso, em 1992, o clube estreou na Copa do Brasil e, no ano de 1994, participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro (Série B).

Apesar de todos esses feitos, a grande conquista do Democrata foi a Taça Minas Gerais de 1981, conquistada em um período de dificuldades e baixa adesão do torcedor. Mas também foi nesse período que a Torcida Organizada Pantera Cor de Raça, o maior grupo de torcedores do clube, foi fundada.

Já a conquista mais recente do Democrata foi o título do Troféu Inconfidência, vencido em 2022 e disputado entre as equipes que ficam entre o 5º e o 8º lugar no Campeonato Mineiro.

Imagem: Reprodução/Freepik