Crimes contra pedestres tem redução no Rio de Janeiro durante o Carnaval

Durante os dias de carnaval no Rio de Janeiro, o Governo Estadual expressou satisfação em relação à segurança pública, destacando um panorama positivo. Houve uma queda de 20% nos crimes de rua, especificamente furtos e roubos a pedestres, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados revelaram um aumento significativo de 34% nas prisões em flagrante durante as festividades, conforme anunciado em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira.

Balanço Positivo da Segurança Pública Durante o Carnaval no Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro enfatizou a eficácia do reconhecimento facial, evidenciado pela apreensão recorde de armamentos, incluindo fuzis, indicando assim um carnaval seguro. Além disso, houve uma redução de 20% nos crimes de rua em relação ao ano anterior e um aumento de 34% nas prisões em flagrante, segundo informações do Palácio Guanabara.

Destaca-se também o aumento de 32% nas apreensões de menores infratores, uma realidade lamentável atribuída ao comando do tráfico. No entanto, o governo afirmou estar intensificando os esforços para combater essa situação.

Durante o período do carnaval, registrou-se um aumento de 5% no número de mulheres solicitando medidas protetivas. As autoridades relataram um total de 423 prisões e 75 apreensões de adolescentes, sendo que 20 prisões foram realizadas com o auxílio do sistema de reconhecimento facial.

Foram apreendidas mais de 70 armas, incluindo 7 fuzis, além de 32 simulacros de armas de fogo. Também foram confiscados 270 objetos perfurocortantes durante as revistas nos acessos aos megablocos, representando um aumento de 42% em relação ao ano anterior.

A Polícia Civil informou que 717 pessoas foram presas durante o período do carnaval, sendo 630 em flagrante e 87 por cumprimento de mandados de prisão. Além disso, foram iniciadas 600 investigações durante as festividades.

Imagem: Reprodução/Riotur