Minas Gerais lidera ranking de nacional de casos prováveis de dengue
De acordo com dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o estado com mais casos prováveis de dengue neste momento, com cerca de 35% das notificações registradas no país. Além disso, o estado também é responsável por uma quantidade significativa dos óbitos notificados no Brasil, desde janeiro.
Saiba mais detalhes.
Minas Gerais é destaque em número de casos de dengue neste ano
Segundo dados do painel de monitoramento da doença disponibilizados pelo Ministério da Saúde, Minas Gerais é o estado brasileiro com mais casos prováveis de dengue, com 270 mil notificações. O número corresponde a 35% de todos os registros da doença no país, desde o início deste ano (762.542).
Além disso, o estado também se destaca no que se refere ao coeficiente de incidência (número de casos por 100 mil habitantes). Neste momento, Minas Gerais é o segundo do ranking, com 1309,6 notificações para cada 100 mil habitantes. O Distrito Federal, que tem um coeficiente de 2983,7, lidera a lista.
Já em relação aos óbitos registrados no país desde janeiro, Minas Gerais foi responsável por 20% deles. Até o momento, foram confirmadas 31 mortes no estado. Além disso, também há outras 156 sendo investigadas pelas autoridades. No Brasil, 523 óbitos em decorrência da dengue estão em investigação.
Sintomas da dengue
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas são:
- Febre alta (maior que 38ºC);
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Além disso, o órgão também alerta a população para alguns sintomas de possível agravamento da doença. É o caso, por exemplo, de dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, letargia ou irritabilidade, aumento progressivo do hematócrito e sangramento da mucosa.
Nesses casos, é fundamental procurar um atendimento médico.
Imagem: Reprodução/Freepik