Tradicional empresa mineira pede recuperação judicial
A renomada empresa Casa do Pão de Queijo recentemente entrou com um pedido de recuperação judicial, o que gerou grande repercussão no setor empresarial brasileiro. Esse processo afeta diretamente a holding e suas 28 filiais situadas nos aeroportos, mas não impacta as 170 franquias espalhadas pelo país.
De acordo com informações divulgadas, a dívida da organização atinge o montante de aproximadamente 57 milhões de reais, com destaque para contas de energia não quitadas que ameaçam a continuidade da produção. A Casa do Pão de Queijo justificou que a pandemia da COVID-19 somada à escalada dos juros causou um impacto severo em suas operações. Interrupções forçadas devido a restrições sanitárias levaram à perda significativa de produtos sem uma compensação adequada nas despesas fixas.
Quais foram os principais impactos da pandemia para a Casa do Pão de Queijo?
Ainda conforme divulgado pela empresa, diversos aspectos contribuíram para essa situação adversa. Os altos juros têm prejudicado não só a empresa como também todo o varejo. A juntar a isso, eventos climáticos desfavoráveis acarretaram em mais perdas de receita. Essa conjunção de fatores levou ao pedido de recuperação judicial, visando uma reestruturação financeira ampla e negociada.
O maior volume da dívida, cerca de 55,9 milhões de reais, corresponde aos credores quirografários, que são aqueles sem garantias em caso de não pagamento. Com o pedido de recuperação judicial, a Casa do Pão de Queijo busca proteger suas operações e gerir melhor suas obrigações financeiras. Segundo declarações oficiais, as operações na fábrica, nas lojas próprias e nas franquias deverão prosseguir normalmente, e estão até previstos lançamentos de novos produtos no final do ano.
A recuperação judicial é, sem dúvida, um passo complexo, mas que pode permitir à empresa uma reorganização necessária para sua sobrevivência e crescimento futuro. A direção da Casa do Pão de Queijo demonstra estar comprometida em honrar seus compromissos e recuperar sua posição de destaque no mercado brasileiro, continuando a história de sucesso que começou com uma simples, porém icônica, receita de pão de queijo em 1967.