Pesquisa revelou as melhores cidades para se viver na Zona da Mata, Minas Gerais
A região de São João del Rei tem motivos para comemorar, conforme apontam os dados mais recentes do Índice de Progresso Social (IPS). Este mapeamento revela que a cidade não apenas destoa positivamente na Zona da Mata e Vertentes, mas também ocupa uma posição de destaque no cenário mineiro pela qualidade de vida que oferece aos seus habitantes.
De acordo com o IPS, São João del Rei alcançou a nota 67,47, o que lhe garante a décima colocação no ranking estadual de qualidade de vida. Essa pontuação coloca a cidade à frente de importantes municípios da mesma região, como Juiz de Fora e Muriaé, reforçando seu papel como centro de bem-estar e oportunidades para seus moradores.
O que é o Índice de Progresso Social?
O IPS é uma ferramenta elaborada para avaliar aspectos fundamentais para o desenvolvimento humano e social. Ele considera 53 indicadores que abrangem desde necessidades básicas humanas, fundamentos de bem-estar até oportunidades acessíveis aos cidadãos. Estes são distribuídos em componentes como nutrição, cuidados médicos, acessibilidade à informação, qualidade do meio ambiente, segurança pessoal, e mais.
A cidade de São João del Rei não só apresenta resultados excelentes no Índice de Progresso Social por acaso. O município tem mostrado comprometimento contínuo com a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Investimentos em educação, saúde e infraestrutura são aspectos que impulsionam seus índices nos parâmetros avaliados pelo IPS.
Comparativo regional de qualidade de vida
- São João del Rei: 67,47
- Juiz de Fora: 67,32
- Muriaé: 65,93
- Viçosa: 65,24
- Barbacena: 64,88
Além destes dados, é interessante observar como outras cidades da região da Zona da Mata e Vertentes se posicionam no ranking. Enquanto Juiz de Fora e Muriaé seguem de perto São João Del Rei, municípios como Viçosa e Barbacena ainda buscam melhorias para alcançar índices mais altos.
Transformação e progresso contínuo
A análise do IPS mostra como São João del Rei está pavimentando seu caminho rumo ao desenvolvimento sustentável e à satisfação de seus moradores. Observar tais métricas incentiva outras localidades a seguirem exemplos positivos e, assim, fomentar um progresso compartilhado por toda a região.
O índice, além de fomentar a competitividade saudável entre os municípios, serve, principalmente, como um instrumento para que gestores públicos possam avaliar e planejar melhor suas políticas para atender as verdadeiras necessidades de suas populações. As cidades monitoradas pelo IPS que se destacam são aquelas que oferecem melhor qualidade de vida, evidenciando a importância do investimento em áreas fundamentais para o bem-estar humano.