Você sabia? Primeiro arranha-céu construído no Brasil é de Minas Gerais
Arte, cultura, história, tradições e características únicas ocupam o “Sobradão da Vila do Fanado”, prédio ícone de Minas Novas, na Região do Vale do Jequitinhonha, a 520 quilômetros de Belo Horizonte. Com três museus em seus quatro andares, o Sobradão, nome popular e afetivo da construção bicentenária, é considerado o primeiro arranha-céu do Brasil.
Quem chega a Minas Novas não consegue deixar de notar a imponência do Sobradão, com suas paredes brancas e janelas e portas azuis, erguido em 1821. Tombado em 1959 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prédio foi recentemente restaurado. Atualmente, ele abriga vários órgãos culturais e tem uma rica programação para moradores e visitantes.
Sobradão da Vila do Fanado
Visitar o Sobradão é uma verdadeira viagem no tempo. Já no primeiro andar, encontramos a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural, uma sala de recepção e atendimento ao turista, e uma loja de artesanato.
No segundo andar do Sobradão, estão localizados o Museu de Artes e Ofícios e o Museu Regional de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. No primeiro, atividades típicas da região, como as dos tropeiros, garimpeiros e ferreiros, são recriadas. Já o segundo destaca peças de artesanato em barro e outros materiais, mostrando o poder criativo dos artesãos locais.
O terceiro andar está em processo de organização mas já está aberto ao público. Ele abriga o Museu Minasnovense de Arte Sacra, que promete encantar os visitantes com sua coleção. No último andar, fica a sede da Academia Fanadeira de Letras, que celebra a riqueza literária da região. O nome “Fanadeira” vem de “Fanado”, rio que banha o município.
Como visitar o Sobradão da Vila do Fanado?
O Sobradão está localizado na Avenida Getúlio Vargas, s/nº, Minas Novas, e está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, as visitas devem ser agendadas pelo telefone (033)3764-2701. Além disso, eventos culturais como o “Janelas que Encantam”, parte do 5º Violarte, estão previstos para este ano, dando ainda mais vida ao espaço.
O Sobradão tem uma história rica e intrigante. A estrutura, feita de madeira e taipa, possui dimensões incomuns para a época em que foi construída. Em 1856, chegou a ser proposta a criação da Província de Minas Novas, e o Sobradão foi indicado para ser o Palácio do Governo. A fachada principal tem quatro portas de loja, 59 janelas, três portas de loja nas laterais e a porta principal. O prédio já serviu como sede da Câmara e do Fórum de Minas Novas, sendo um verdadeiro símbolo da história da cidade.