Trabalhar no Exterior: Como Funciona, Melhores Áreas e Oportunidades

Se você deseja trabalhar no exterior, mas ainda não sabe todos os passos para aproveitar as melhores oportunidades, esse artigo é para você!

7 em cada 10 brasileiros desejam trabalhar no exterior e mudar de país, de acordo com os dados levantados pela plataforma Futuros Possíveis em parceria com a Opinion Box em fevereiro de 2023.

Para muitos brasileiros, o sonho de trabalhar no exterior e viver novas experiências profissionais é algo que parece complicado à primeira vista. Afinal, não é fácil se despedir de tudo o que conhece para tentar uma nova vida em um lugar completamente diferente.

Porém, se você é do tipo que abre o Google Flights e fica procurando os voos para o país onde gostaria de trabalhar, mas enxerga isso tudo como um sonho distante, não se preocupe! Criamos um guia completo com as áreas de atuação que mais oferecem oportunidades e como você pode fazer para conseguir garantir a sua vaga.

Como funciona o trabalho no exterior?  

Para trabalhar no exterior é necessário ter um visto ou permissão de trabalho, chamado Work Permit. Ele é um documento que atesta o vínculo empregatício em outro país, e dá a autorização de moradia e outros direitos básicos.

As empresas que oferecem vagas estrangeiras para brasileiros cuidam dessa parte da documentação no ato da contratação, e arcam com todos os custos envolvendo essa burocracia. No entanto, é importante se atentar ao prazo de validade do Work Permit.

Caso você já esteja em outro país através de algum programa de intercâmbio, verifique se o seu pacote tem o Work Permit incluso. Agora, caso você esteja planejando se mudar e depois conseguir trabalhar no exterior, precisa emitir e arcar com os valores do documento.

Mantenha seu currículo e portfólio sempre traduzidos para o inglês. Por ser um idioma universal e muito utilizado em contratações estrangeiras, ele facilita que seu currículo seja notado pelos recrutadores.

Requisitos profissionais

Se você tem um diploma aqui no Brasil e quer trabalhar no exterior para atuar na profissão, verifique a validade do documento em outros países.

Existem algumas regras para a validação do diploma, e o processo será definido de acordo com o país. Essa validação não é necessária em todos os países, como é o caso da Espanha, porém, é sempre importante se manter atento.

Em alguns países, como Portugal, é possível consultar no site da DGES em qual categoria o seu diploma se encaixa e a partir disso iniciar o processo de validação.

Já no caso dos Estados Unidos, o processo de validação do diploma pode ser feito através de agências especializadas, como a NACES (Associação Nacional de Serviços de Avaliação de Credenciais).

Documentação e vistos

É importante se manter atento às documentações necessárias para ir trabalhar no exterior.

O uso do passaporte é obrigatório em grande parte dos países, e vai ser através dele que você poderá emitir novos, válidos em território estrangeiro.

O visto também é necessário, independente do país. No caso do visto de trabalho, é preciso preencher os formulários de requerimento específicos para esse tipo.

É importante verificar as informações nos sites dos consulados do país escolhido para entender as exigências e critérios estabelecidos para o processo de obtenção de visto de trabalho, juntamente com as principais exigências.

Os requisitos mais comuns são:

  • Passaporte válido;
  • Preenchimento de formulários de inscrição;
  • Comprovante de saúde e vacinação atualizado;
  • Certificado de antecedentes criminais;
  • Documento que comprove o vínculo empregatício ou a oferta de emprego.

Conheça as melhores áreas para trabalhar no exterior

Para os brasileiros que desejam trabalhar no exterior e possuem qualificações, os mercados com maiores demandas atualmente são tecnologia e programação, contabilidade, mercado financeiro e a área da saúde.

Outros setores como a prestação de serviços que não exigem qualificação – como operários e serviços domésticos também têm uma grande demanda no mercado internacional.

Tecnologia e programação

Com um mundo cada vez mais tecnológico e cheio de inovações ganhando destaque – como é o caso do Machine Learning, Blockchain e conexões eSIM , não é surpresa que as áreas de tecnologia e programação tenham se expandido no mercado de trabalho internacional.

O uso de automações no dia a dia e ferramentas que fazem uso de Inteligência Artificial (AI), como o que é utilizado na plataforma Bitrix24, por exemplo, aumentaram a demanda do mercado em busca de profissionais qualificados.

Por não exigir tanto domínio de língua estrangeira, o mercado de tecnologia costuma receber muito bem estrangeiros que estejam interessados em ingressar na área e possuam noções de programação.

As vagas mais comuns dentro da área para quem deseja trabalhar no exterior são para Desenvolvedores de Software, Analistas de Dados e Especialistas em Segurança da Informação.

É um mercado extremamente globalizado, e que costuma pagar muito bem seus profissionais. Os melhores países para quem deseja trabalhar no exterior nessa área são Estados Unidos, Canadá, Holanda, Irlanda e Alemanha.

Contabilidade e mercado financeiro

Com o aumento da popularidade do mercado financeiro e do mundo dos investimentos internacionais, a busca por mão de obra qualificada nas áreas de finanças lidera o ranking na Europa. Para quem deseja trabalhar no exterior e tem conhecimento dessas áreas, é uma ótima chance de

As vagas mais procuradas são para Controller, Trader, Analista de Investimento e Compliance.

Países como a Inglaterra, Canadá, Portugal e Estados Unidos são alguns dos destinos que mais contratam mão de obra estrangeira para essas áreas.

Área da saúde

Os profissionais de saúde também podem trabalhar no exterior. Enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e muitos outros profissionais estrangeiros da área de saúde são procurados para compor os times de hospitais e clínicas.

Países como Itália, Alemanha, Irlanda, Reino Unido, Canadá e EUA carecem de mão de obra qualificada para essa área, e o alto número de idosos e crianças desses países fazem com que profissionais da saúde sejam procurados em países estrangeiros.

Além disso, os altos salários e cargas horárias reduzidas são alguns dos pontos positivos para que profissionais da saúde busquem trabalhar no exterior.

Serviços braçais 

O setor de construção civil é uma área excelente para quem não tem muita especialização. Na maioria dos países, a alta demanda e falta de trabalhadores para atuar faz com que a mão de obra estrangeira seja muito valorizada.

Em países como Canadá, Estados Unidos e a Irlanda existem várias oportunidades nessa área, e as empresas geralmente cuidam de toda burocracia e vistos.

Serviços domésticos e de cuidado

Para quem deseja trabalhar no exterior como babá ou empregada doméstica, é preciso ter atenção redobrada aos costumes e diferentes culturas.

Existem diferentes programas no Brasil para quem deseja trabalhar como babá no exterior. O termo utilizado é o de “au pair”, e os programas que fazem parte dessa iniciativa geralmente oferecem treinamento e suporte durante os primeiros empregos na área.

Os países que mais contratam estrangeiras para trabalhar no exterior como au pair são Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

Melhores oportunidades para trabalhar no exterior       

Várias empresas internacionais contratam mão de obra estrangeira, e é possível verificar as vagas disponíveis e realizar o cadastro para participar do processo seletivo online. Separamos algumas das mais famosas.

Natixis

A Natixis é uma empresa francesa que surgiu em 2006 e tem 40 filiais espalhadas pelo globo. O banco é especializado em investimentos, seguros e várias outras ramificações do mercado financeiro.

A empresa conta com mais de 16 mil funcionários, mais de mil são estrangeiros que atuam em diferentes áreas, como gestão, economia, direito e TI.

 Ambev

A Ambev, pertencente ao grupo Anheuser-Busch InBev, é a maior fabricante de cervejas do mundo. Com filiais em 18 países, incluindo o Brasil, a empresa contrata estrangeiros e também tem dois ingressar no time, mas ainda está na faculdade: o programa de trainee e o estágio de férias para universitários.

BairesDev

 A BairesDev é uma empresa de soluções em tecnologia da informação, especializada em terceirização, testes, manutenção e outros serviços. Sua sede fica em São Francisco, na Califórnia e tem mais de 10 escritórios espalhados pela Europa, América do Norte e América do Sul.

O número de vagas ofertadas pela BairesDev é enorme, e existem muitas oportunidades para profissionais de desenvolvimento e marketing.

Meta 

Considerada uma das maiores empresas tech do mundo, a Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, contrata estrangeiros do mundo todo para fazer parte dos seus times.

A Meta tem escritórios espalhados pelo mundo, e muitas vagas disponíveis em diversos setores. Você pode conferir todas as oportunidades diretamente na página de carreiras.

Bayer

A Bayer é uma empresa alemã que está presente por todo o globo e conta com mais de 113 mil colaboradores. Uma das maiores do ramo farmacêutico e pesquisas no ramo, ela emprega estrangeiros em suas diversas filiais.