CRM para RH: Funcionalidade, Benefícios e Como Implementar
Um CRM para RH pode otimizar os processos da sua empresa, e transformar a rotina da sua equipe. Veja todas as oportunidades no artigo!
Você já pensou em automatizar os processos seletivos da sua empresa através de um CRM para RH?
Com o avanço da inovação tecnológica, a otimização de processos tem se tornado um ponto importante para as empresas de diversos setores. A implementação de novas tecnologias, como o CRM que armazena diferentes dados e os qualifica de acordo com os objetivos do seu negócio é um passo importante para quem deseja automatizar tarefas que demorariam horas de trabalho.
Um CRM para RH é voltado para o controle de informações da equipe, e pode tornar todo o processo de contratação de novos talentos mais simples e eficiente.
Entenda o que é CRM para RH
CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management. Ele reúne e integra informações de clientes e prospects para garantir uma gestão de dados eficiente, como nome, endereço e informações de contato.
Um CRM para RH pode reunir os dados de candidatos e da equipe, ajudando na gestão e supervisão de produção dos times. Assim fica mais tranquilo mensurar dados como tempo de trabalho, relatórios da equipe e gerenciamento de KPIs, automatizando processos que geralmente tomam muitas horas para serem realizados.
Um CRM para RH reúne informações valiosas para facilitar a rotina e auxiliar na tomada de decisões, melhorando o tempo de resposta e trazendo mais eficiência na gestão de colaboradores.
Diferenças entre CRM para RH e outros CRMs
Contratar a pessoa errada pode ser custoso para uma empresa. Por isso, a adoção de tecnologias como CRM para RH pode ser ideal na hora de tomar uma decisão.
As plataformas de CRM são uma das tecnologias corporativas mais populares. Por recolher e tratar dados, facilitando a tomada de decisões e previsões, eles são muito utilizados por setores de marketing e vendas na hora de mensurar resultados e estabelecer metas.
Dentro de um sistema de CRM é possível reunir informações de clientes, gerenciar contas, qualificar leads e analisar oportunidades de vendas.
No entanto, enquanto um sistema de CRM reúne dados de leads e de clientes para agrupá-los e indicar melhorias, um CRM para RH trabalha outros aspectos de maneira similar, mas com outra finalidade.
A quantidade de dados que um gestor precisa analisar para saber como andam os processos dentro da sua equipe são muitos, e sem o auxílio da tecnologia pode ser uma tarefa trabalhosa lembrar de tudo.
No caso de sistemas de CRM para RH, informações como gerenciamento do tempo de trabalho, análise de métricas e entregas, aberturas de tarefas são realizadas de maneira automática e sem muito esforço. Muitos sistemas de CRM para RH contam com automações que fazem uso de Inteligência Artificial (IA) para criar fluxos de trabalho mais automatizados, que variam desde a aprovação de documentos até gerar relatórios de despesa.
Muitos oferecem a opção de gerenciamento dos dados fornecidos para o eSocial, assinatura eletrônica de documentos, chat interno direto com o setor de RH e armazenamento em nuvem de documentação.
Conheça os benefícios de usar um CRM para RH
Existem muitos benefícios ao se utilizar um CRM para RH, e aqui separamos os principais para você que deseja entender melhor como funciona essa tecnologia.
Melhoria no processo de recrutamento
O processo de recrutamento pode ser algo desgastante e burocrático para as equipes envolvidas. Preencher corretamente uma vaga pode demorar mais tempo do que o esperado, e um colaborador mal alocado pode não trazer os resultados esperados.
Muitos pontos devem ser levados em conta dentro de um processo de contratação: o perfil do candidato, se os valores estão alinhados com os da equipe e da empresa, as qualificações e a maneira com que ele se comunica e realiza as tarefas.
Através de um CRM para RH, é possível que a equipe responsável pela contratação tenha em um lugar só todos os dados e informações necessárias sobre os candidatos, mapeando qual se encaixa melhor em determinada vaga e função.
Esses dados otimizam o tempo de duração dos processos seletivos, e ajudam inclusive aos profissionais de RH a fazerem as perguntas corretas na hora da entrevista, tornando tudo mais eficiente e sem enrolações.
Aumento da eficiência na gestão de relacionamentos com candidatos
Durante um processo seletivo, é normal que os profissionais de RH tenham dificuldade em manter um contato com os candidatos. A depender da vaga ofertada, muitas candidaturas são realizadas, e a necessidade de conceder uma resposta e instruções para cada um deles pode demandar muitas horas.
Um sistema de CRM para RH auxilia muito na hora de enviar respostas e informações sobre as próximas etapas de um processo seletivo. Alguns sistemas contam com disparos de mensagens automáticas lembrando dos próximos passos do processo seletivo e trazendo novas informações sobre o andamento da contratação.
Além de otimizar o tempo que seria gasto nessa função, a troca de informações se torna muito mais clara e eficaz.
Otimização da comunicação e interação com colaboradores
Muitos sistemas de CRM para RH contam com chat interno que conectam os colaboradores ao setor de RH da empresa, possibilitam videoconferências e facilitam as reuniões online.
A criação de uma linha de comunicação direta entre colaboradores e gestão gera mais engajamento e promove a interação entre os colaboradores.
Saiba como implementar CRM para RH
Caso esteja pensando em adquirir um CRM para RH no seu negócio, é importante considerar a fase de implementação. É nela que seus colaboradores aprenderão a utilizar corretamente a ferramenta.
Treine sua equipe
Reúna sua equipe e faça uma apresentação do novo sistema. Esse passo é primordial, pois é onde será possível entender as dúvidas e identificar quais funcionalidades podem parecer mais complicadas para eles.
Apresente as funcionalidades e todos os processos envolvidos para otimizar a rotina de trabalho, e mais importante: ouça a sua equipe. Apenas eles poderão dizer com precisão se a ferramenta está realmente sendo útil no dia a dia.
Muitas plataformas oferecem treinamentos exclusivos para colaboradores, além de dar todo o suporte com materiais educacionais e atendimento para tirar dúvidas.
Migre seus dados
Exporte os dados como a relação de colaboradores, cargos, salários, carga horária, documentos e os carregue novamente para a plataforma de CRM para RH escolhida.
É importante ter muito cuidado nessa etapa para não esquecer de nenhuma informação relevante que dificulte o uso da ferramenta ou ocasione erros futuros. Por isso, verifique o máximo de vezes se todos os dados foram todos migrados para a nova base, e se eles estão sendo carregados corretamente.
Personalize a ferramenta
Adicione sua logo e atualize a paleta de cores. Deixar seu CRM para RH com a cara do seu negócio deixa tudo mais profissional.
Também integre sua ferramenta a outros aplicativos que sejam relevantes para a rotina de trabalho. Deixando tudo centralizado, fica muito mais fácil e rápido de utilizar.
Teste e otimize
Chegou a hora de colocar a mão na massa e testar a ferramenta!
Análise a navegação, a facilidade de uso e as funcionalidades da ferramenta contratadas funcionam corretamente. Muitas ferramentas podem até ser completas, mas são de difícil navegação e vice-versa. Também analise se seu time está fazendo o uso correto da ferramenta na rotina de trabalho.
Aceite sugestões e críticas para ter certeza de que o produto atende as demandas necessárias.
Existem algumas ferramentas de CRM para RH que são extremamente fáceis de navegar, como o Bitrix24. Com menus intuitivos e simples, essa plataforma pode ser acessada de qualquer lugar e tem uma gama de funcionalidades bem completa para os times de RH.
Conclusão
Cada vez mais as empresas estão realizando a adoção de novas tecnologias para simplificar a rotina de trabalho e automatizar processos. O CRM para RH é uma dessas tecnologias, que garante uma maior integração de dados e processos mais eficazes, liberando os profissionais para focar em atividades mais estratégicas e garantindo um bom resultado.