Prefeitura de Belo Horizonte anuncia importante mudança para táxis

Uma nova portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira (20), traz uma mudança significativa para a mobilidade urbana em Belo Horizonte. A partir de agora, os táxis estão autorizados a utilizar a faixa exclusiva de ônibus na Avenida dos Andradas. A decisão já está em vigor.

A publicação ocorreu poucas horas após uma reunião entre o prefeito Fuad Noman (PSD) e representantes dos taxistas, realizada na segunda-feira (19). Na ocasião, a categoria solicitou ao prefeito a liberação da pista de ônibus da Avenida dos Andradas, além de outros pontos, como a permissão para o uso de picapes como táxis na cidade.

Liberação da faixa exclusiva para táxis na Avenida dos Andradas

De acordo com o prefeito Fuad Noman, a liberação da faixa de ônibus não tem relação direta com as eleições. “Eu não sou a pessoa que faz as coisas por conta da campanha. Eu faço o que tem que ser feito porque a eleição é três ou quatro meses. Essa conversa já temos alinhado há tempo.”, afirmou o prefeito.

Além disso, Noman destacou que outras faixas exclusivas também foram liberadas para os taxistas nos últimos meses, e que novas autorizações estão em estudo. Na reunião, os taxistas também pediram a liberação do uso de picapes como táxis, um tema que ainda está sendo analisado pela prefeitura.

Quais as Regras para Circulação na Faixa Exclusiva?

Para utilizar a faixa exclusiva de ônibus, os táxis devem seguir algumas regras específicas:

  • Os veículos devem circular com os faróis de luz baixa acesos durante as 24 horas do dia;
  • O eletrovisor deve estar ligado o tempo todo;
  • Os táxis devem respeitar os limites de velocidade e demais regras de circulação;
  • É proibido o embarque e desembarque de passageiros ao longo das pistas.

A utilização das faixas exclusivas de ônibus por táxis é vista como uma das soluções para a mobilidade urbana em Belo Horizonte. Contudo, essa medida é apenas uma parte de um conjunto maior de ações necessárias para melhorar o trânsito na cidade.

Outras medidas, como a melhoria do transporte público, incentivo ao uso de bicicletas e a criação de mais áreas exclusivas para pedestres, também precisam ser consideradas. Portanto, embora a liberação da faixa exclusiva seja um passo positivo, é essencial que a cidade continue buscando soluções integradas e sustentáveis para os problemas de mobilidade.