Pode faltar água em BH? Reservatórios registram queda
Em apenas um mês, o nível do reservatório do sistema Paraopeba, que abastece a região metropolitana de BH, registrou uma queda de quase 10%. Essa diminuição significativa fez com que a capacidade, que era de 72% em julho, caísse para 65% nesta sexta-feira (30). Apesar dessa queda, Ronaldo Serpa, superintendente da unidade de negócio Metropolitana da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), afirmou que o abastecimento de água para a população não está comprometido.
Nível do reservatório do sistema Paraopeba em queda
De acordo com Serpa, essa variação nas quantidades de água armazenada faz parte do funcionamento esperado do reservatório. “A ideia de funcionamento desse tipo de reservatório é armazenar água no período de chuva e, durante o período seco, utilizá-la para abastecer a população. Então é normal e é esperado que isso ocorra”, explicou.
Além da redução no nível do reservatório, a capital vive um período inusualmente longo sem precipitações. BH registrou sua última chuva no dia 18 de abril, acumulando agora 133 dias consecutivos de estiagem. Este é o período mais longo sem chuvas na cidade em seis décadas; a última vez que um índice semelhante foi registrado foi em 1963, quando a capital ficou um total de 198 dias sem precipitações.
Apesar da situação atual, Serpa prolonga um certo alívio comparando com épocas realmente difíceis, como o ano de 2015. “Temos anos que tivemos muitas dificuldades como, por exemplo, 2015, que tivemos uma crise hídrica muito severa. O nosso volume está com volume muito maior que essa época. O volume que temos hoje nos dá essa tranquilidade de que ele é suficiente para passar por todo esse período de estiagem até o início do período chuvoso”, afirmou.
O monitoramento contínuo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que não há previsão de chuvas no curto prazo. De acordo com o Inmet, existe até a possibilidade de uma nova onda de calor em Minas Gerais a partir de segunda-feira (2), e a baixa umidade seguirá em BH.