Metrô de Belo Horizonte será gratuito durante eleições municipais; veja horários
No próximo domingo, dia 6 de outubro, primeiro turno das eleições municipais, o metrô de Belo Horizonte estará disponível gratuitamente para todos os usuários. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (30), pela concessionária responsável pelo serviço e atende à Emenda Constitucional nº 115, de 12 de julho de 2024, que prevê a gratuidade do transporte público em dias de eleição.
Como funcionará a gratuidade no Metrô de Belo Horizonte?
A empresa gestora do sistema de metrô informou que o serviço funcionará em diferentes intervalos ao longo do dia. Das 5h15 às 7h, as viagens acontecerão a cada 15 minutos. Entre 7h e 18h, a frequência será a cada 10 minutos. Após esse horário, até o encerramento do serviço às 23h, os trens circularão a cada 15 minutos.
A gratuidade no metrô de Belo Horizonte será válida não apenas no dia 6 de outubro, mas também no dia 27 de outubro, caso seja necessário um segundo turno nas eleições municipais. A medida visa facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais de votação, promovendo uma maior participação no processo eleitoral.
Os usuários do metrô não precisarão apresentar título de eleitor ou comprovante de votação para utilizar o serviço gratuitamente. A gratuidade será automática, com a passagem unitária e exclusiva do metrô validada pelos funcionários nas estações.