Novos pedágios na BR-381 já tem data para começarem a operar
O trecho da BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, está passando por um processo de concessão que prevê a instalação de cinco praças de pedágio até o início de 2026. A responsabilidade pela rodovia foi transferida para a iniciativa privada com a assinatura de um contrato entre o governo federal e a concessionária Nova 381. Este movimento busca melhorias e manutenções significativas na infraestrutura da via.
Este trecho havia sido anteriormente gerido pelo governo federal, sem cobranças de pedágio. Agora, como parte do acordo de concessão, a concessionária se comprometeu a realizar obras iniciais, incluindo revitalização do asfalto, melhoria da sinalização e construção das praças de pedágio, antes de iniciar a cobrança efetiva das tarifas.
Onde serão instaladas as novas praças de pedágio?
As novas praças de pedágio na BR-381 estarão localizadas em pontos estratégicos para melhor administrar o tráfego e garantir manutenção contínua. As cidades escolhidas para esta infraestrutura são Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. Cada uma delas servirá como ponto importante no controle de trânsito na rodovia, permitindo que os recursos gerados sejam usados para melhorias contínuas.
De acordo com a ANTT, as tarifas básicas para cada praça foram previamente estabelecidas. Os valores das tarifas para automóveis estão definidos como:
- Caeté: R$ 13,75
- João Monlevade: R$ 11,40
- Jaguaraçu: R$ 13,35
- Belo Oriente: R$ 10,75
- Governador Valadares: R$ 11,20
Esses valores variam dependendo do trecho, o qual pode possuir pista simples ou duplicada, impactando diretamente no custo por quilômetro percorrido.
O valor total estimado para o pedágio no trecho de concessão é de R$ 60,45, mas este custo será influenciado por fatores adicionais ainda não explicitados, incluindo um desconto já oferecido no leilão pela Nova 381. Em janeiro de 2026, quando a cobrança começar, os cálculos das tarifas serão atualizados, considerando os fatores de ajuste. A ANTT deverá fornecer essas informações com antecedência suficiente para que os usuários conheçam os valores corretos.