5 dicas de comportamento no trabalho
Você sabia que as dicas de comportamento no trabalho podem facilitar 100% a visão da sua equipe em relação a você? Saber como se comportar no ambiente profissional pode transformar a sua reputação e também garantir que você seja um diferencial.
O próprio mercado profissional é, hoje, extremamente competitivo e traz a exigência cada vez maior dos profissionais, não apenas em questões de conhecimento mas de atitudes comportamentais.
Vários estudos fazem a revelação de que grande parte das empresas atuam na demissão de profissionais com formação de excelência por razões de conduta inadequada, comportamento ruim.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas de comportamento no trabalho que podem ser essenciais para a rotina do profissional que quer se destacar!
1- Uma boa apresentação pessoal
Quando alguém olha para você, deve notar o seu vestuário, os cabelos e se você está limpo. Manter, portanto, alguns cuidados com estes critérios é capaz de mostrar muito respeito e comprometimento em relação ao âmbito profissional.
Portanto, vestir-se de modo discreto, evitando modismos, decotes que revelam muito e acessórios demasiados, é imprescindível. Faça uso também de blusas que tenham mangas, ao invés das regatas. Cuidado com o comprimento de saias.
Dê preferência a calças de corte. Cada âmbito profissional faz a exigência de um tipo de roupa, portanto, atente-se ao nível de formalidade do âmbito.
Higiene é tudo. Sempre busque manter sua imagem limpa, com os cabelos higienizados, com um corte legal, uma barba feita, unhas sem resíduos de esmaltes e bem feitas sempre, hálito bom e dentes bem escovados.
2- Seja muito pontual!
Respeitar os compromisso é imprescindível. Procure se organizar e chegar cedo nas reuniões e atividades que deva fazer. Caso precise sair antes que a reunião finalize, avise antecipadamente aquele que está à frente do encontro, saindo de forma discreta, sem atrapalhar.
Atente-se aos prazo que você precisa entregar relatórios e tarefas. Cumpra sempre à risca. Caso não haja a possibilidade do atendimento em período combinado, é importante avisar aos seus superiores, explicando os motivos e, se houver a possibilidade, combinar nova data e horário.
3- Tenha uma excelente postura
Fazer uso da linguagem corporal e aos movimentos adequado pode trazer muita influência positiva ao público à sua volta.
É importante manter a postura bem reta ao permanecer de pé: cabeça deve estar sempre erguida mostrando confiança e seriedade.
Quando conversar com o público, é importante manter o contato visual sempre. Evitar cruzar os braços ou se apoiar na cintura. Isto porque, tal situação pode acabar transmitindo passividade e falta de interesse nas conversas.
Gesticule um pouco quando estiver falando. Isso dá maior confiança aquilo que está dizendo, além de auxiliar a compor pensamento mais claro.
4- Um humor que não seja exagerado
Fazer a expressão do seu humor com simpatia, sorrir e usar comentários agradáveis pode ser bastante relevante. Mas lembre-se que tudo o que passa do limite pode estragar toda a sua reputação.
Num âmbito profissional, há diversas culturas e gostos específicos. Por isso, evite brincar e fazer piadas com situações que possam deixar alguém desconfortável.
5- Controlar a voz e a tonalidade
Busque sempre manter a voz em tonalidade neutra, fazendo o controle das emoções para não apresentar o sentimento negativo de forma agressiva. Não use deboches ou tons de irritação.
Quando não estiver contente com alguma coisa, não fale nada. Respirar fundo e tentar se acalmar, colocando os pensamentos em ordem, é essencial.
O mais difícil é fazer o controle do tom da voz. Por isso, sempre reflita antes de proferir qualquer palavra.
E para finalizar, não esqueça de usar a sua cordialidade sempre: seja educado, cumprimento a todos, sem exceção. Use todas as suas boas maneiras para fazer com que os outros se sintam bem em sua presença.
Seja o diferencial. Respeite as pessoas ao seu redor. Desconsidere ou tente entender as opiniões diferentes das suas com muita educação.
Tudo isso pode ajudar a manter a sua imagem comportamental bastante válida para a empresa. Além disso, quem faz a diferença num ambiente profissional pode ser promovido e considerado em grandes tarefas da empresa!