O que é mockup e como utilizá-lo no seu negócio
Um dos aspectos mais importantes para quem tem um negócio e estabelece um diferencial competitivo no mercado, aproveitar as oportunidades e se destacar em meio à multidão, é prezar pela experiência do cliente.
Para garantir sucesso neste cenário, é preciso investir em ações e iniciativas que visem trazer conforto, maior dinamismo e interatividade na relação com o seu cliente e possibilitar que a sua experiência com o produto ou serviço que você oferece seja a melhor possível.
Se você é designer, tem uma empresa neste ramo e está interessado em conquistar mais clientes, apresentar seus projetos de forma profissional e aproveitar os benefícios que a tecnologia e as inovações podem trazer, continue conosco.
Elaboramos este pequeno artigo para você entender o que é mockup e porque este recurso é tão importante para apresentar seus projetos e ampliar as possibilidades de comunicação.
O que é um mockup?
Por mais que a palavra estrangeira seja complicada, mockup, em tradução literal, nada mais é do que uma maquete ou modelo. São, portanto, representações de objetos e produtos – na maioria das vezes de forma digital – de como estas peças ficarão quando forem finalizadas.
O mockup é um modelo muito parecido com o design final do produto, fornecendo ao cliente ou consumidor uma ideia exata, palpável e uma visualização geral de como se dará a apresentação dele, no real.
De maneira a contribuir para o entendimento não apenas do cliente sobre a ideia do design e suas propostas empregadas em objetos como livros e revistas, camisetas, embalagens de produtos, cartões de visitas, etc, mas também do próprio profissional, como forma de acompanhar como o design que estão desenvolvendo fica quando aplicado.
Qual a importância do mockup para seu negócio?
Dedicar horas aos projetos de design, fazendo pesquisas, buscando referências, e estudando as necessidades de um cliente faz parte da rotina de todos os profissionais do design.
Mas não é muito produtivo ter ótimas ideias e estruturar um projeto impecável e quando apresentá-lo ao cliente, ele não conseguir visualizar nem entender de que forma se daria a aplicação delas na realidade.
Os clientes não têm a mesma experiência e o olhar do design, então, desenvolver um logo ou uma identidade visual, por exemplo, e enviá-lo ao cliente sem uma simulação para a aplicação do projeto, dificultaria sua compreensão sobre a ideia.
E é aqui que o mockup cumpre sua função. Enviar o logo, por exemplo, aplicado a um cartão de visita, em objetos, etc. proporciona ao cliente enxergar a proposta aplicadas de forma fiel, tal como seriam na realidade.
Como utilizar o mockup nos seus projetos?
O avanço da tecnologia e a criatividade dos designers favoreceu a criação de mockups para os mais variados segmentos, como indústrias, moda, comércio, empresas, instituições, etc.
É possível encontrar desde opções gratuitas, que auxiliam muito no desenvolvimento do projeto, que são muito eficientes, mas ainda limitadas no que diz respeito à resolução e variedade e até qualidade gráfica.
Até opções pagas criadas por designers ou empreendimentos da área dedicados a produzir e vender mockups, disponíveis para download após a compra e que permitem a representação realista de qualquer projeto nas mais diferentes peças.
Para que o uso dos mockups sirvam aos objetivos desejados, é necessário que eles sejam o mais fiéis possíveis ao produto real, comunicando de forma eficiente as ações e as ideias do seu cliente.
O mockup é uma ferramenta imprescindível para todo design que deseja ter seus projetos aprovados, fidelizar seus clientes, e apresentar seus projetos gráficos com excelência, agregando valor às suas negociações e elevando a outro nível sua postura profissional e a qualidade de seu trabalho.