10 melhores dicas para cozinhar com crianças
Há muitos benefícios em incluir seus filhos na cozinha. Eles têm a chance de desenvolver uma variedade de habilidades acadêmicas e motoras, criar responsabilidade e ser criativo! Embora saibamos que às vezes pode ser difícil para os pais deixarem o controle, no final, isso torna cozinhar algo mais divertido para toda a família.
Neste artigo, reunimos as melhores dicas para começar a cozinhar com seus filhos.
Comece com receitas
Um dos benefícios de cozinhar juntos é que seus filhos praticam habilidades como ler e seguir instruções enquanto o ajudam. Se eles se sentirem à vontade para usar receitas, eles se sentirão mais confiantes para começar a improvisar um pouco.
Deixe seus filhos escolherem a receita
Quanto mais seus filhos investirem em uma receita, mais eles apreciarão o resultado final. Aproveite esta oportunidade para expor seus filhos a novos alimentos e sabores diferentes também.
Etapas separadas por faixa etária
Faça com que cozinhar seja uma oportunidade para praticar diferentes habilidades de desenvolvimento para diferentes faixas etárias. Enquanto os mais novos podem começar misturando e medindo ingredientes, os mais velhos podem experimentar pratos e técnicas mais avançadas.
Traga as coisas ao seu nível
Encontre maneiras de tornar a culinária mais acessível para seus filhos. Por exemplo, um processador de alimentos em vez de uma faca afiada pode tornar a experiência mais fácil e natural para todos.
Suje as mãos, mas lave-as primeiro!
Aproveite esta oportunidade para ensinar seus filhos sobre higiene alimentar e a importância de trabalhar com responsabilidade na cozinha.
Dê aos seus filhos propriedade sobre o trabalho deles
Seja escolhendo seu próprio avental para usar na cozinha, cortando um sanduíche em uma forma diferente ou deixando-os decorar os pratos sozinhos antes de comer, seus filhos terão orgulho de ter seu lugar único na cozinha e na refeição.
Deixe a etiqueta da hora do jantar para trás
Se você acabou de fazer biscoitos, não há problema em comer a sobremesa primeiro. Sinta-se à vontade para provar sua comida durante todo o processo de cozimento. A parte mais importante é o processo!
Deixe a limpeza para depois
A bagunça é a principal razão pela qual os pais podem evitar incluir crianças na cozinha. Não tenha medo disso! A cozinha pode esperar por uma limpeza até que todos tenham estado lá juntos. Seus filhos aprenderão a evitar a bagunça à medida que melhoram com o tempo.
Incluir crianças em todas as partes do processo
Preparar e cozinhar refeições é ótimo, mas pode ser ainda mais divertido deixar seus filhos ajudarem com tudo, desde compras de supermercado até o planejamento de refeições. Tente sentar com seus filhos e deixá-los escolher um jantar uma vez por semana para cozinhar em família. Depois, leve-os ao mercado com você para que eles possam pegar os ingredientes para a refeição. Isso lhes dará uma visão em primeira mão do processo antes mesmo de entrar na cozinha.
Seja solidário
A melhor coisa que você pode fazer é encorajar seus filhos em suas tentativas, mesmo que não sejam perfeitas. Alguns elogios podem ajudar a aumentar a empolgação de uma criança para aprender e praticar na cozinha!