Restituição do Imposto de Renda antecipada: saiba como receber
O Imposto de Renda é um tributo existente em vários países, como o Brasil. Cada contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, paga parte de sua renda para o governo nacional ou regional, dependendo da jurisdição.
Neste ano, o prazo para a Declaração do Imposto de Renda é a partir do dia 15 de março ao dia 31 de maio. Nesse período, a Receita Federal estima receber 39,5 milhões de declarações, um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior.
Mas além da declaração, é possível receber uma restituição do valor. A seguir damos dicas para que isso ocorra antecipadamente.
Cálculo e envio da Declaração do Imposto de Renda
O cálculo do Imposto de Renda é a partir da nova riqueza do contribuinte, que pode advir do trabalho, do capital ou de ambos. Deve-se seguir os parâmetros da tabela criada pelo órgão fiscalizador. Pelo site do governo é possível fazer uma simulação dessa alíquota.
A Declaração do Imposto de Renda 2023 poderá ser enviada de várias formas: pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo disponível para iOS e Android. O app já está disponível para download gratuito no site da Receita Federal.
Como receber a restituição antes dos demais contribuintes?
O primeiro lote de restituição do valor está previsto para o dia 31 de maio. E como de costume, irá ocorrer seguindo uma ordem. Primeiro será restituído para os contribuintes acima de 80 anos, depois para os cidadãos acima de 60 anos, e em seguida para pessoas com deficiências ou moléstia grave, assim como aqueles que trabalham no magistério.
Mas caso você não se enquadra em nenhuma dessas categorias, ainda é possível receber a restituição antecipadamente. A Receita Federal informou que terá prioridade aqueles que:
- Entregarem a declaração pré-preenchida;
- Solicitarem o recebimento da restituição via Pix (necessário informar chave Pix, que deve ser, necessariamente, o CPF do contribuinte);
- Enviarem a declaração primeiro.
Para mais dicas e mais informações como essa, acesse nosso site!