Fique atento: diversos motoristas estão tomando multas por estes motivos
Durante os anos houveram mudanças no trânsito e nos hábitos dos motoristas. Consequentemente, as leis de trânsito também sofreram algumas alterações com o tempo para acompanhar essa evolução, garantindo a segurança dos motoristas nas ruas.
Porém, muitos motoristas acabam não acompanhando as mudanças ou não ficando em dia com novas regras de trânsito, o que pode resultar em algumas multas e um grande prejuízo.
Por isso, vamos listar algumas mudanças nas leis de trânsito, para você, motorista, ficar por dentro e não ser surpreendido com multas. Confira abaixo!
Motoristas devem ficar atentos às novas regras de trânsito
Três recentes mudanças nas regras de trânsito estão multando os cidadãos que ainda não possuem ciência das alterações. Esse é o caso das novas exigências em relação ao uso de insulfilm nos vidros dos veículos, o uso dos faróis durante o dia e também a possibilidade de ultrapassar o sinal vermelho.
Insulfim
Com relação à mudança no uso do insulfilm, a nova lei especifica que a quantidade de luz que passa pelo filme deve ser de no mínimo 70%. O percentual também está no mesmo nível para as outras cores de insulfilm, para o vidro do para-brisa e para outras áreas importantes para o motorista enxergar as ruas.
Além disso, a nova regra também proíbe películas espelhadas ou opacas nos veículos, bem como a presença de bolhas no insulfilm. Isso significa que, se a película estiver em mau estado ou instalada incorretamente, o motorista pode ser multado e seu carro confiscado pelo órgão fiscalizador.
Faróis
Outra mudança é em relação a acender os faróis durante a condução nas estradas no período do dia. A ação já se tornou um hábito dos motoristas, porém, a emenda afirma que acender os faróis só é necessário em estradas de pistas simples.
Para os veículos que possuem sistema de luz diurna DRL, não é necessário acender os faróis durante o dia, mesmo em pistas simples. Porém, é importante lembrar que o uso dos faróis ainda é obrigatório à noite, independente do tipo de pista.
Sinal vermelho
Uma dúvida que tem tomado conta dos motoristas ultimamente é em relação a passar no sinal vermelho. Isso ocorre porque uma recente mudança possibilitou a passagem no sinal vermelho em caso de conversão à direita. No entanto, é importante sinalizar a manobra para que a ação seja permitida.
Apesar da nova regra, mantém-se a preferência para pedestres durante o sinal vermelho. Portanto, mesmo que o motorista tenha permissão para virar à direita em um semáforo, ele deve esperar se houver um pedestre atravessando.
Essas são algumas das principais alterações recentes feitas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). É importante ficar atento às mudanças na legislação e sempre buscar informações atualizadas sobre as leis relacionadas ao tráfego nas ruas brasileiras.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik