Gota: conheça os principais sintomas que podem indicar a doença 

Com certeza, você já deve ter ouvido falar da doença “Gota”, mas você sabe como ela se manifesta em nosso organismo? 

Muitos dizem que são dores insuportáveis pelo corpo. Na gota, cristais pontiagudos se acumulam em suas articulações, gerando dores excruciantes, que podem durar por bastante tempo, até semanas. Mas esse não é o único sinal. Vamos saber mais? 

O que é a gota? 

Imagem da inflamação do dedão que acontece com a Gota
Reprodução: Brasil Escola

Antes de mais nada, é importante saber o que é a doença: uma doença inflamatória do metabolismo, que afeta as articulações, geralmente das regiões dos pés, joelhos, cotovelos e mãos. É um tipo de artrite, causado pelo alto índice de ácido úrico no sangue. 

Sinais e sintomas 

Então, além do que dissemos acima, além de uma dor insuportável pelo corpo, você também vai notar que a gota proporciona: 

  • Vermelhidão;
  • Sensibilidade nas articulações, principalmente no dedão do pé;
  • Inchaço e mudança de temperatura na articulação;
  • Limitação na amplitude dos movimentos.

Causas da Gota

Imagem da inflamação do dedão que acontece com a Gota
Reprodução: Drauzio Varella/UOL

Acima, citamos brevemente que a gota pode acontecer pelo excesso de ácido úrico no sangue. Esse excesso leva a um aumento de cristais de urato nas articulações. 

Normalmente, o ácido úrico, que é encontrado em carnes vermelhas, frutos do mar, bebidas alcoólicas e outros alimentos, é dissolvido normalmente no sangue, e passa pelos rins para a urina. Porém, com o excesso da produção ou com a má excreção pelo rim, eles se acumulam e formam cristais pontiagudos, que se acumulam pelo corpo. 

É por causa desses cristais que você sentirá muitas dores. 

Como controlar? 

Existem medicamentos para tratar gota, para diminuir a inflamação e também para prevenir quaisquer complicações, diminuindo o nível de ácido úrico no sangue. Além disso, uma dieta que evite a produção exagerada e que promova uma mudança na sua qualidade de vida são essenciais!