Rio de Janeiro vai realizar investimento milionário em projetos literários

O investimento de R$5,5 milhões foi anunciado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro para projetos literários. O edital foi aberto nesta última segunda-feira (20) as inscrições para o edital Literatura Resiste RJ, que financiará 110 projetos.

As inscrições começaram às 18h do último dia 20 e acontecerão até o próximo dia 10 de abril, às 18h, pelo site da Secretaria de Cultura. O edital premiará propostas em 3 categorias, e cada projeto ganhador receberá R$50 mil.

Vamos saber mais sobre esse edital?

Rio de Janeiro e edital de projetos literários: como vai funcionar?

Crianças lendo um livro, para remeter ao edital de conservação do Rio de Janeiro
Reprodução: Freepik

Os 50 projetos premiados na primeira categoria vão abordar o foco em continuidade de projetos, como por exemplo: oficinas, saraus, contação de histórias, publicação de livros em coletâneas já existentes e outros.

O superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria Estadual de Cultura, Yke Leon, contou em nota: “Se você tem um projeto de continuidade, não importa a linguagem, pode ser projeto literário teatral, audiovisual, sonoro ou textual, a gente quer te ajudar a continuar fazendo”.

A segunda categoria visa incentivar 20 novos projetos de criação de feiras literárias, já que existem muitas cidades que não possuem essa opção cultural, e agora pode ser que seja possível!

Imagem de um computador com livros em uma biblioteca, para remeter ao edital de conservação do Rio de Janeiro
Reprodução: Freepik

A terceira e última categoria é para injeção em projetos de manutenção de bibliotecas comunitárias, escolhendo 40 projetos voltados para isso. Leon afirma:

“As bibliotecas comunitárias são um importantíssimo braço. Sobretudo nos lugares onde o Estado não dá conta de chegar, a biblioteca comunitária está lá, dialogando com 300, 400, 500 crianças, jovens e adultos”.

Não perca o edital para poder inscrever o seu projeto cultural literário e ter a chance de avançar com os seus planejamentos com incentivo do governo do Estado do Rio de Janeiro.