Jimi Paradesporto vai ser disputado em Juiz de Fora pelo segundo ano consecutivo
A edição deste ano do Jimi Paradesporto será em Juiz de Fora, entre os dias 6 e 8/10. A escolha da cidade foi feita pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais.
Jimi é a sigla para Jogos do Interior de Minas Gerais, e é uma competição que tem como objetivo o incentivo da prática de atividades físicas, esportes e lazer, com foco no esporte e participação por pessoas com deficiências, além de desenvolver modalidades paradesportivas no estado.
A cidade escolhida foi Juiz de Fora, e o diretor de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento, Samuel Souza, explicou o motivo:
“O processo de seleção da cidade é feito mediante a divulgação de um projeto encaminhado pelos municípios que desejam sediar o evento. A partir do envio do projeto, a área técnica avalia toda a estrutura apresentada e define o município que melhor atende às demandas e especificidades do Jimi Paradesporto. Com isso, Juiz de Fora participou do processo e teve o projeto selecionado”
Mais sobre o Jimi Paradesporto em Juiz de Fora
O objetivo do Jimi Paradesporto deste ano é superar o número de cidades envolvidas em relação ao ano anterior. Ano passado, em 2022, foram 21 municípios, com 240 atletas e mais de 500 pessoas envolvidas. Para 2023, até o momento, teremos 23 cidades representadas, que competirão as modalidades de natação e atletismo.
A edição será custeada inteiramente pela Sedese-MG, com um investimento de R$580 mil. Os valores utilizados custeiam o evento, como hospedagem e alimentação de todos os envolvidos na competição – exceto Juiz de Fora.
Além do evento, o Jimi Paradesporto deste ano terá um evento de capacitação paradesportiva, com intenção de Introduzir ao Atletismo e à Natação pessoas com deficiência. A ideia é incentivar a prática de atividades físicas, desenvolvendo as modalidades em todo o estado de Minas Gerais.