Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo? Descubra

A Floresta da Tijuca, com mais de 4.200 hectares e abrigando centenas de tipos de plantas e espécies de animais, é um exemplo vivo de como a natureza pode ser reestabelecida mesmo após o desmatamento e a urbanização intensos.

Apesar de não ser a maior floresta urbana do mundo, é impressionante e atrai a atenção tanto de brasileiros quanto de estrangeiros. Saiba um pouco mais sobre a floresta!

Características da Floresta da Tijuca

Localizada no Rio de Janeiro, é classificada como uma floresta dentro da cidade ou área urbana, onde há sinais evidentes da presença humana, como trilhas para caminhada, lixo e poluição sonora e visual.

Assim, a floresta possui várias trilhas disponíveis para aqueles que querem praticar exercícios físicos enquanto estão em contato com a natureza.

Além disso, a área possui mais de 200 espécies de aves e outros animais, mas o que se destacam são o macaco-prego, cutia, sagui, sabiá, quati, cachorro-do-mato e beija-flor.

Reflorestamento acelerado

Ali o visitante se depara com uma vegetação impressionante que passou pelo desmatamento, mas que, durante o segundo reinado, autoridades locais aceleraram o reflorestamento. Com um trabalho de paisagismo, a floresta embeleza ainda mais as belezas naturais do Rio de Janeiro, sobretudo seus lagos e chafarizes que encantam os turistas.

Em comparação com outras grandes florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro tem cerca de 4.200 hectares, enquanto o Parque Estadual da Pedra Branca-RJ tem 125 quilômetros quadrados e o Parque da Cantareira-SP tem 7.910 hectares.

Para mais notícias e informações, visite nosso site

Imagem: Reprodução/Parque Nacional da Tijuca