Frente fria chega ao Rio de Janeira no final de semana
Desde a quinta-feira (30), uma forte área de instabilidade se formou sobre o estado do Rio de Janeiro, trazendo frente fria e provocando fortes chuvas em algumas regiões fluminenses, incluindo a região metropolitana.
O volume dos chuvas no Grande Rio despertou o Alerta Rio, sistema operado pela prefeitura do Rio, e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), já que as grandes quantidades acumuladas em 4 ou 5h variaram de 50mm a 90mm em várias regiões.
O sistema registrou grandes volumes em:
- Tijuca-Muda: 87mm
- Vicente Carvalho: 85,8mm
- Vigário Geral: 84,6mm
- Andaraí: 81mm
- Nova Iguaçu/Caiobá: 73,7mm
- Mesquita/Jacutinga: 72,8mm
- Nilópolis: 72mm
- São João de Meriti/Eden: 71,6mm
As nuvens carregadas também provocaram raios, detectando um total de 5768 descartas atmosféricas entre 18h e 23h, sendo 1820 raios.
Mais sobre a frente fria que se aproxima do Rio
Mesmo com as chuvas se aproximando, a frente fria ainda está tímida. Porém, com a chegada do final de semana, o risco de chuva forte aumenta, já que a nova frente fria se aproxima, associada a um ciclone extratropical.
Os ventos fortes – do ciclone que acontece no mar – deixarão o mar agitado e há risco de ressaca. Mesmo assim, sábado ainda será um dia de sol e calor para os cariocas e fluminenses, com o início de chuvas previstos para a tarde.
No domingo, entretanto, pode-se esperar áreas instáveis, com a frente fria deixando as nuvens carregadas por todo o estado do Rio de Janeiro, provocando pancadas de chuvas espalhadas por todo o dia.