Fiscalização apreende pássaros silvestres de espécie ameaçada de extinção em Diamantina e municípios do Alto Jequitinhonha
Em ação de fiscalização para apurar crimes contra a fauna, feita em Diamantina e na região do Alto Jequitinhonha, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apreendeu mais de 50 aves silvestres, entre elas quatro Sporophila maximiliani, conhecidas como bico-de-bico e ameaçadas de extinção .
A operação denominada “Araçoia” fiscalizou 15 localidades entre os dias 27/3 e 31/3 e aplicou multas de aproximadamente R$ 959 mil. Saiba mais sobre a operação!
Mais informações sobre a apreensão de pássaros silvestres
Além disso, foi constatada a perda de 112 aves declaradas nos rebanhos de criadores controlados. Também foi feita a apreensão de 47 gaiolas, 23 lavadoras e 7 armadilhas. As fiscalizações foram realizadas nos municípios de Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina e Gouveia.
A Operação Araçoia foi realizada com a participação conjunta das diretorias de fiscalização do Alto São Francisco, Leste e Jequitinhonha. Eram 12 fiscais da Semad e quatro militares da 14ª Companhia de Polícia Ambiental em cada equipe.
O trabalho também contou com o apoio de funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Montes Claros, para onde foram levadas as aves apreendidas, que serão reabilitadas.
Infrações cometidas
As principais infrações detectadas durante o evento foram: fraude em zonas oficiais, extravio de espécies permitidas e posse de armadilhas para animais.
Outras infrações comuns neste segmento incluem transportar, possuir, usar, possuir ou manter espécimes da fauna silvestre nativa em cativeiro ou em rota de migração sem a devida autorização ou licença do órgão ambiental competente.
Controle dos crimes
A Operação Especial Araçoia faz parte do Plano Anual de Fiscalizações (PAF) elaborado pela Subsecretaria de Fiscalização da Semad com o apoio do Comando de Policiamento de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Para o ano de 2023, estão previstas mais duas operações punitivas, 117 operações de caráter regular e 18 operações preventivas realizadas pelo PAF.
Elas visam conscientizar a população sobre os efeitos do desmatamento e os riscos de incêndios florestais e proporcionar orientação sobre as formas de regularização para evitar flagrantes e multas em fiscalizações futuras.
Daqui em diante, a equipe da Fiscalização do Supram Jequitinhonha realizará ações para promover o abastecimento voluntário de aves para a região.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Agência Minas