Técnicos de enfermagem são os profissionais do RJ que mais sofrem acidentes de trabalho; veja ranking
Houve um aumento de 18,3% no número de notificações de acidentes de trabalho no estado do Rio de Janeiro, em 2022, comparado aos 12 meses anteriores. Foram feitos 38.363 registros, 5.943 casos a mais.
Os dados pertencem ao Observatório de Segurança e Saúde Ocupacional, coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no país.
Os acidentes relatados incluem doenças ocupacionais ou lesões que causam danos físicos temporários ou permanentes ou comprometimento da capacidade de trabalho.
Estados que mais registraram acidentes de trabalho
Devido ao fato de 7% dos acidentes de trabalho em todo o país terem ocorrido no seu território, o Rio de Janeiro é o sexto estado com mais número de casos.
O estado está atrás de São Paulo, com 204.157; Minas Gerais, com 63.815; Rio Grande do Sul, com 50.491; Santa Catarina, com 46.813; e Paraná, com 44.786 relatos.
A cidade do Rio de Janeiro foi responsável por quase metade dos casos de acidentes de trabalho registrados no estado, no ano passado. É seguida por Duque de Caxias, Niterói, São Gonçalo, Macaé e Nova Iguaçu.
A exposição desses números faz parte do programa Abril Verde, campanha do MPT-RJ que enfatiza a importância de medidas de prevenção a acidentes e doenças ocupacionais.
As informações do estudo são baseadas nas notificações de acidentes de trabalho, que chegaram ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Em 2022, foram concedidos 149 mil benefícios da Previdência Social por doenças ou acidentes do trabalho formal. No estado do Rio, foram concedidos 9.500 benefícios acidentários.
Técnicos de enfermagem são os que mais sofrem acidentes de trabalho
Os profissionais da saúde estão entre os mais afetados. Entre as ocupações mais mencionadas por pessoas que sofreram acidentes de trabalho no último ano, em relação aos que são legalmente contratados, estão duas profissões dessa área.
Confira a lista das profissões que mais sofreram acidentes de trabalho:
- Técnico de enfermagem – 2,7 mil notificações;
- Faxineiro – 1,6 mil notificações;
- Alimentador de linha de produção – 746 notificações;
- Enfermeiro – 709 notificações;
- Servente de obras – 672 notificações.
Como reduzir o número de acidentes de trabalho?
A procuradoria aponta que uma série de problemas devem ser levados em consideração para reduzir o número de acidentes de trabalho não só no Rio de Janeiro, mas em todo o país. Isso inclui investimentos em prevenção e conscientização da população em geral.
De acordo com a procuradora Juliana Mombelli, a prevenção deve ser feita com o correto gerenciamento dos riscos de cada uma das atividades econômicas, que é desenvolvido pelo empregador ou prestador de serviços do plano de gerenciamento de riscos informará qual é o risco, qual é o perigo e quais medidas devem ser tomadas.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik