Muito ruim? Pesquisa revela que mais de 50% dos cariocas gostariam de sair do estado
Foi divulgada a sexta edição da pesquisa de avaliação de Gestão Urbana, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO.
De acordo com os dados divulgados, mais da metade dos habitantes da cidade, 52,1%, afirmaram que desejam se mudar da capital do Rio de Janeiro.
Relação da pesquisa em diferentes zonas da cidade
A pesquisa apontou que a vontade de sair da cidade é mais acentuada na Zona Oeste. Na Zona Sul, que é conhecidamente uma das regiões mais valorizadas e desejadas pelos moradores, houve a maior queda de pessoas que concordam com essa vontade (-9,2%). Além disso, o maior crescimento percentual registou-se no centro (+7%).
Veja quais são os percentuais comparados do desejo dos habitantes de se mudar da cidade, em cada área da cidade:
Zona Oeste
- Novembro de 2022: 55%
- Março de 2023: 56%
Zona Norte
- Novembro de 2022: 57,5%
- Março de 2023: 53,3%
Zona Sul
- Novembro de 2022: 50,7%
- Março de 2023: 41,5%
Centro
- Novembro de 2022: 40,1%
- Março de 2023: 47,1%
Mais dados sobre a pesquisa
Outro ponto, a pesquisa também mostrou que o desejo de se mudar da cidade é menor entre os cidadãos que esperam que a gestão da prefeitura seja ótima ou boa nos próximos 3 meses. Por outro lado, três em cada quatro cariocas querem se mudar da cidade, acreditando que a gestão da prefeitura será péssima nos próximos meses.
Esses dados revelam o quão importante é o desenvolvimento de políticas públicas para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cariocas e, assim, diminuir o desejo de sair da cidade.
Em particular, também é necessário que a Prefeitura do Rio de Janeiro esteja atenta às diferentes regiões da cidade, conheça suas especificidades e promova políticas públicas que possam atendê-las adequadamente.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik