Minas Gerais já descartou número assustador de vacinas contra à Covid-19
O Estado de Minas Gerais perdeu aproximadamente 270 mil doses de vacina contra a Covid-19 entre 2021 e 2023, segundo dados da Secretaria de Estado e Saúde (SES-MG). Essas informações foram conseguidas por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação).
A maioria das doses que foram perdidas foram das distribuidoras Fiocruz em parceria com a AstraZeneca. A maior perda por falta de vacinação do público aconteceu em outubro de 2019, quando um lote com 260.450 unidades perderam a validade.
Já neste ano, são cerca de 9.460 doses da AstraZeneca que foram descartadas.
O Estado de Minas Gerais já recebeu cerca de 56 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, e mais de 17 milhões pessoas já receberam pelo menos 2 doses do imunizante, ou a dose única. Para as duas doses de reforço, são cerca de 47,1% da população já recebeu.
Mais sobre as vacinas desperdiçadas contra covid-19
A Central Estadual de Rede de Frio avisou que as vacinas adquiridas foram repassadas para o Ministério da Saúde, e os imunizantes ficavam armazenados na Rede de Frio.
A perda de tantos imunizantes é lamentável, pois poderiam estar protegendo tantas pessoas, ao invés de serem descartadas. Principalmente depois do que passamos com os atrasos das vacinas.
Mas, a responsabilidade pode ser tanto das notícias espalhadas de que a vacina não é eficaz, até sobre uma logística de distribuição ruim.
A vacinação em MG começou em 2021, especificamente no dia 18 de janeiro de 2021. Até o momento, o estado registrou 4,2 milhões casos do novo coronavírus e 65.619 mortes por essa doença.
Imagem: Reprodução/Prefeitura Itaí