Imagem de São Francisco da Penitência retorna à matriz de Cipotânea após restauração

No dia 19, retorna à igreja paroquial de Cipotânea, na Zona da Mata mineira, a imagem de São Francisco da Penitência atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814).

Moradores da cidade, que se encontra a 239 km de Belo Horizonte, organizam uma festa de recepção para a obra sacra.

Ela foi restaurada no Centro de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis (Cecor), Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), na capital, por meio do Projeto Extramuros. Saiba mais!

População se prepara para receber a imagem de São Francisco da Penitência

No templo católico, no centro da cidade de 6.500 habitantes, haverá às 15 uma festa de “boas vindas” para imagem, conduzida pelo padre Rogério Venâncio de Rezende, de 86 anos, pouco antes de completar seis décadas de sacerdócio, incluindo cinco paróquias.

Às 18h, haverá missa e procissão. A santa ficará no altar ao lado do Calvário, onde já existem estátuas, como a da Virgem Maria das Dores, informa padre Adelson.

Restauração da Obra

A obra foi enviada para o restauro pelo padre Rogério, porque estava em mau estado, fora da área do altar, pois com o tempo a imagem sofreu vários danos, inclusive estava com os dedos danificados.

A restauração foi financiada pelo Ministério da Administração Pública do Estado de Minas Gerais (MPMG) em colaboração com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha), fazendo parte de um acervo de 24 esculturas mineiras, enviado ao Cecor/EBA/UFMG para conservação-restauração.

A professora do Cecor, Bethânia Reis Veloso, lembra que o serviço durou um ano, mas o retorno teve que esperar mais, conforme acordo entre o MPMG e a Arquidiocese de Mariana, à qual está ligada a freguesia de São Caetano, por questões de segurança na matriz.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/WikiMedia