Cemig faz investimento de R$ 110 milhões para evitar desligamentos acidentais em Minas Gerais
Em 2022, foram registrados pela Cemig cerca de 44 mil desligamentos de energia causadas por queda de árvores ou contato de galhos e folhas com cabos de eletricidade.
De acordo com a empresa, esse tipo de situação é a principal causa de interrupções aleatórias de energia e deixou um grande número de consumidores sem eletricidade no ano passado.
Para diminuir a repetição dessa situação, a empresa de energia elétrica fez um grande investimento. Saiba mais informações!
Cemig investe em manutenções por todo o estado
Para diminuir os danos no sistema elétrico, a Cemig fez um investimento de mais de 110 milhões de reais em manutenções preventivas em Minas Gerais, incluindo a poda de árvores e a limpeza no circuito e nas linhas rurais.
Apesar desse grande investimento, plantar espécies adequadas e manter a vegetação a uma distância segura da rede elétrica são soluções que fazem parte de um bom plano de arborização urbana que a população em geral pode seguir.
Além disso, a empresa recomenda que a poda de árvores deva ser realizada por pessoas qualificadas e que os procedimentos de segurança sejam seguidos. De acordo com a lei, a vegetação nativa não pode ser derrubada, a menos que represente risco à vida.
Plantio de árvores deve ser feito de maneira adequada
De acordo com Marina Moura de Souza, engenheira ambiental da Cemig, em áreas urbanas, as regras para o plantio de árvore devem ser desenvolvidas pela prefeitura e devem orientar tanto as espécies mais adequadas quanto ao plantio e ao manejo das mudas.
Na zona rural, as ocorrências de problemas no sistema elétrico relacionadas à vegetação são recorrentes e acontecem principalmente em locais onde existem plantações de pinus e eucalipto. Nesses locais, é recomendado que o plantio respeite as distâncias mínimas da rede elétrica.
Além da queda de árvores na rede, existem outras situações, nas quais, por exemplo, o tronco da árvore pode balançar devido ao vento, bater nos cabos e voltar ao seu estado normal. Situações como essa dificultam que as equipes da Cemig identifiquem onde realmente está a falha que está causando a queda de energia.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação/Cemig