Estas cachoeiras em Minas Gerais são de tirar o folego! Você conhece alguma delas?
Para quem ama a natureza, Minas Gerais é o lugar certo. Estima-se que tenham 1.175 cachoeiras espalhadas pelo estado.
Algumas delas são conhecidas nacionalmente, como as majestosas cachoeiras do Tabuleiro e Casca d’Anta. No entanto, outros permanecem escondidos em vales e montanhas, como as magníficas Zé Carlinhos e Braúnas.
Há opções para todos os gostos. Conheça quais são as mais bonitas cachoeiras do estado de Minas Gerais!
Cachoeiras de Minas Gerais
Cachoeira Zé Carlinhos
Essa cachoeira é um paraíso! Fica a 35 km do centro de Delfinópolis. O ideal é ir de moto ou bicicleta, pois é preciso vencer dois trechos de rios rasos e águas cristalinas por 1,5 km.
O turista verá duas pequenas cachoeiras formando um lago natural com 12 metros de profundidade. Para chegar até lá, você também cruzará a bela paisagem do Vale da Gurita. O local conta até com uma prainha de areia branca.
Cachoeira dos Cristais
A Cachoeira dos Cristais é uma dica valiosa! Não é uma cachoeira tão alta, mas não decepcionará o visitante. O acesso é fácil pela estrada MG-367, KM 587, que leva ao povoado de Biribiri, a 14 km de Diamantina.
Localizado no Parque Estadual do Biribiri. São três cachoeiras e um poço que lembra uma piscina. Águas limpas, frias e cristalinas convidam a um mergulho refrescante.
Cachoeira Esmeralda
A Cachoeira Esmeralda fica no município de Carrancas, que possui complexos de cachoeiras. Ela fica a 12 km da zona urbana da cidade, basta seguir as placas e a estrada de terra em direção a Luminárias.
No caminho, você se depara com o complexo de cachoeiras da Fumaça. Esmeralda fica em propriedade privada e, para acessá-la, é necessário pagar uma taxa de R$10 por pessoa.
Cachoeira do Tombador
No Parque Nacional da Serra do Cipó, as cachoeiras mais procuradas são a Grande e a Véu da Noiva. Quando o assunto é surpresa, o Tombador tem seu lugar garantido.
A 11 km da Portaria Retiro, a queda desce das rochas como se fosse uma escada, formando poças de águas cristalinas. Para chegar lá, use a trilha que também dá acesso às cachoeiras do Gavião e das Andorinhas.
Cachoeira dos Garcias
Aiuruoca é uma cidade cheia de cachoeiras. Para contemplar e desfrutar dessa cachoeira de 30 metros é preciso seguir 15 km de carro pela rodovia AMG-1035, estacionar o veículo e caminhar 15 minutos por trilha.
O percurso é bem-sinalizado, mas em terrível estado de conservação. A queda forma um tanque arredondado de 10 metros de diâmetro por 5 metros de profundidade, bom para banho e mergulho.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik