Rio de Janeiro teve aumento significativo na quantidade de moradores em situação de rua
De acordo com o Censo da População de Rua da Prefeitura do Rio de Janeiro, constatou-se que há 7.865 pessoas em situação de rua na capital fluminense.
Em relação ao ano de 2020, quando foram contabilizados 7.272 pessoas desabrigadas, houve um aumento de 8,5%. Saiba mais informações!
Aumento na quantidade de pessoas em situação de rua no Rio de Janeiro
No ano de 2022, aproximadamente 80% do público-alvo se constituíam em pessoas em situação de rua, ao passo que 20% estavam em instituições de abrigo. No primeiro grupo, 5.026 estavam na rua e 1.227 em locais de consumo de drogas.
Do número total de entrevistados, 17,4% das pessoas que se encontram nessa situação possuem uma residência permanente e 55% ainda mantêm contato com suas famílias.
Dados sobre a pesquisa
Em relação aos perfis de quem se encontra nessa situação, 82% das pessoas são do sexo masculino, 84% deles se autoidentificam como pretos ou pardos. Além disso, 11% dos indivíduos entrevistados não sabiam ler nem escrever um simples recado, e 64% têm estudo somente até o ensino fundamental. A idade média dessas pessoas em situação de rua é de 31 anos.
As atividades de geração de renda mais comuns foram catar materiais recicláveis ou lixo (57,7%) e vender produtos como camelôs (20,7%).
Segundo a pesquisa, 43% afirmaram estar na rua por causa de conflitos familiares, 22% por alcoolismo e/ou uso de drogas e 13% por desemprego ou perda de renda. 83% das pessoas afirmaram que já fizeram uso de, pelo menos, uma droga.
O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Instituto Pereira Passos em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, durante os dias 21 e 25 de novembro de 2022. Foram abrangidos 1.872 cenários de rua e 57 cenas de uso de drogas.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik