Rio de Janeiro possui 320 leitos impedidos de funcionar na rede federal de hospitais do estado

A rede hospitalar federal do estado do Rio de Janeiro conta atualmente com 320 leitos que não estão disponíveis para receber os pacientes.

Os dados sobre o estado dos hospitais foram divulgados pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, que verificou 8 unidades da rede federal no Rio.

As estruturas dos leitos estão em bom estado e eles estariam aptos a atender a população, mas estão fechados por problemas como falta de profissionais. Saiba mais informações!

Leitos de hospitais federais estão indisponíveis para pacientes

São diversos problemas encontrados dentro dos hospitais. Além da falta de médicos, há enfermarias superlotadas ou fechadas. Para o deputado federal, Daniel Soranz (PSD), falta liderança para colocar a unidade em funcionamento.

Em quatro dias, foram visitadas as unidades de Bonsucesso (HFB), Cardoso Fontes (HFCF), Ipanema (HFI); da Lagoa (HFL), do Andaraí´ (HFA), dos Servidores do Estado (HFSE) e os Institutos Nacionais de Cardiologia (INC) e de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

O deputado Dimas Gadelha (PT) disse durante as fiscalizações que substituir os técnicos que trabalham nas unidades médicas é o passo mais importante no momento.

Problemas nos hospitais

No relatório do Ministério da Saúde são apontadas situações calamitosas nos hospitais federais do Rio de Janeiro.

A unidade Inca da Cruz Vermelha, no centro, tem um terreno nos fundos em que deveria ter sido construído um prédio há muito tempo. Entretanto, o local, até o momento, continua sendo um terreno baldio.

Neste terreno, deveria ser construído o Centro Integrado do Instituto Nacional de Oncologia. As obras do novo prédio foram encomendadas pelo Governo Federal, mas foram paralisadas em 2012.

No momento, a taxa de ocupação do hospital é de 56%. Devido à inatividade dos leitos, muitos pacientes com câncer na cidade do Rio de Janeiro necessitam esperar 60 dias ou mais após seu diagnóstico para começar um tratamento contra a doença.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Freepik / freepik.com