6 mil vagas em cursos profissionalizantes serão oferecidos para moradores de Minas Gerais afetados pela tragédia de Brumadinho

Na bacia do Paraopeba, iniciou-se a implantação do Programa de Educação Profissionalizante para qualificação e inserção no mercado de trabalho.

Ao longo dos próximos dois anos, serão abertas cerca de seis mil vagas gratuitas para cursos profissionalizantes nas modalidades presencial e a distância (EaD). Saiba mais informações e como participar dos cursos!

Quem poderá participar dos cursos profissionalizantes?

Podem participar maiores de 16 anos, moradores dos 25 municípios afetados pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A prioridade é dada a grupos populacionais vulneráveis ​​atendidos por outros programas sociais.

Os alunos matriculados nos cursos receberão como auxílio financeiro uma bolsa de R$ 300,00 para treinamento presencial. Já aqueles que cursarão na modalidade EaD, a bolsa será de R$ 150,00.

Serão oferecidas vagas em diversas áreas de conhecimento como: Informática e Tecnologia, Construção Civil, Indústria, Atendimento, Produção de Alimentos, Gestão e Negócios, Meio Ambiente e Saúde, Turismo e muito mais.

Como participar?

As inscrições serão abertas gradualmente ao longo desses dois anos do programa, e podem ser verificadas através do site da Federação das Indústrias do estado de Minas Gerais (FIEMG) ou pelo seguinte link.

O programa foi criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e busca amplificar a visão e o potencial de desenvolvimento dos alunos por meio de orientação educacional e profissional.

As primeiras turmas foram montadas em caráter piloto no início de abril e as turmas já começaram em Curvelo e Pará de Minas.

Na cidade de Betim, as inscrições para os cursos de Mecânica de Carros Leves estão abertas até o dia 20 de abril e as aulas iniciarão no dia 24 deste mês.

As demais inscrições estão previstas para os dias 23/05 a 20/06 em Mateus Leme, Paraopeba, Pequi e Pompéu.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Freepik / freepik.com