Cidade de Minas Gerais possui menor população do país; conheça
O estado de Minas Gerais conta com 853 municípios no total. Entre eles está incluída a cidade menos populosa de todo o Brasil.
Localizada a 256 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade de Serra da Saudade, em Minas Gerais, possui a menor população do país, segundo os dados das primeiras estimativas do Censo 2022, que foram divulgadas nesta quarta-feira pelo IBGE. Saiba mais informações!
Cidade de Minas Gerais tem a menor população do país
No total, a população da cidade se constitui apenas de 836 pessoas. Para ter uma noção, esse número corresponde a 0,007% da população de São Paulo, que é a maior cidade do país, com 12,2 milhões habitantes.
A cidade desfrutou de um momento de glória durante a construção de Brasília. Era por meio da ferrovia que atravessava a região que o material para a construção da nova capital era carregada; e a cidade servia, então, de parada.
Com a construção da BR-262, no entanto, o movimento foi interrompido, e o desenvolvimento da serra também. Hoje é uma cidade turística.
Além da cidade de Serra da Saudade, a lista de menores cidades conta com Borá, localizada no estado de São Paulo, com 877 pessoas; Anhanguera, em Goiás; e Araguainha, em Mato Grosso, ambas também com menos de mil habitantes.
População do Brasil
São Paulo é a cidade mais populosa do país com 12,2 milhões de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro, em segundo lugar, com 6,6 milhões, além das outras capitais como Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Manaus, que contam com mais de 2 milhões de habitantes.
O Brasil atingiu neste ano um contingente de 207.750.291 habitantes. O número é inferior à estimativa populacional publicada em 2021, que previa 213,3 milhões de brasileiros naquele ano, mas com base no censo de 2010.
Os dados dos municípios foram encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU), que aloca recursos do Fundo Participativo Municipal (FPM) e do Fundo Participativo Estadual (FPE) com base nessas informações.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Serra da Saudade