10 comidas típicas mineiras que todo mundo deveria provar

O estado de Minas é muito conhecido também por suas comidas típicas. Há diversos pratos deliciosos espalhados pela região, que necessitam ser apreciados.

Saiba quais são os melhores pratos típicos da região de Minas Gerais e já prepare suas panelas para receita. Veja abaixo!

Melhores comidas típicas de Minas Gerais

Pão de Queijo

A comida típica de Minas Gerais é o pão de queijo. A história desse prato é bem mais antiga do que pensamos, pois foi criado ainda no século XVII.

As fazendeiras substituíam a farinha de trigo por farinha de mandioca nas receitas de pão e adicionavam os queijos que tinham sobrado e ficado duros, para saciar a fome com o que tinham disponível.

Feijão Tropeiro

O feijão tropeiro teve origem durante a corrida do ouro. Seu nome se deve aos tropeiros, os antigos comerciantes locais, que o inventaram na época do Brasil colonial.

A mistura dos ingredientes é feita com feijão carioquinha, que é o destaque do prato, além de outros itens para compor o sabor, como carne, bacon, cebola, farinha, alho, cheiro verde, ovos e sal.

Angu

Quando a famosa “papa” chegou ao Brasil, surgiram diversas versões, que eram feitas com farinha de milho ou de mandioca, tornando-se o prato mais tradicional à base de farinha de milho.

O angu mineiro é feito com apenas dois ingredientes, farinha de milho e água, o que o deixa mais firme e com muito mais sabor.

Frango com quiabo

O frango com quiabo tem origem no século XIX e foi influenciado por diferentes culturas, como indígena, portuguesa e africana.

Este prato foi inspirado nos ensopados, típicos da culinária portuguesa, que chegaram ao Brasil através dos colonizadores. Na culinária mineira, temos um excelente ensopado de galinha caipira com quiabo, em que frango é levemente frito com tomate e cebola refogados com ervas e temperos.

Vaca atolada

Vaca atolada também é um prato muito comum na culinária mineira e remete à carne bovina cozida com mandioca.

Sua origem também foi durante o período colonial, quando seu preparo consistia em cozinhar uma costela com gordura, junto com a mandioca, acrescentando-se algumas partes inutilizadas de um boi para dar sabor.

Ora-pro-nobis

Ora-pro-nobis é uma hortaliça muito usada na culinária mineira. O prato mais famoso com esse tempero é o frango com oro-pro-nobis, que consiste em ensopado de frango caipira com legumes.

É tão comum em Minas que algumas regiões do estado realizam anualmente a festa do Oro-pro-nobis, onde são apresentados diversos pratos com esse ingrediente.

Doce de leite

O doce de leite é um dos doces mais famosos e consumidos no Brasil. Sua origem é internacional, mas sua popularização se deu em Minas Gerais.

Uma cozinheira do acampamento, que ficava na Argentina em 1829, deixou uma panela de ferro com açúcar e leite no fogo e, desde então, popularizou-se no mundo todo, principalmente no estado de Minas Gerais, com a chegada dos imigrantes à região.

Doce de abobora

Atualmente, três estados querem o título de inventores do doce: Minas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Por isso, não podemos dizer de onde vem o doce.

Porém, em Minas Gerais é muito comum encontrar doce de abóbora em diferentes versões, por exemplo em compota, creme, em cubos cristalizados, em bolinhas, como doce de festa, com coco, com cravo e muitos mais!

Goiabada

Um clássico da culinária mineira, a goiabada foi criada em 1930 por três irmãs. Juntas criaram a marca Goiabada Zélia, a mais antiga do estado a produzir doces.

A goiaba mineira é única e conhecida por sua cremosidade, ideal para comer de colher. O famoso Romeu e Julieta também era popular em Minas, onde misturavam doce de goiaba com o queijo da Serra da Canastra.

Pé de moleque

Piranguinho, cidade localizada no sul de Minas Gerais, é berço do famoso doce de amendoim tradicional da Festa Junina.

A fundadora da tradição foi Matilde Cunha Torino, que preparava pé de moleque para o marido vender na estação onde trabalhava na década de 1930. A venda e a fabricação desse doce ainda hoje fazem sucesso e podem ser facilmente encontradas em vários lugares do estado.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik