ISERJ suspende aulas por tempo indeterminado por falta de professores
Na última terça-feira, os pais de alunos do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), na Tijuca, na Zona Norte, foram notificados que seis turmas do ensino fundamental irão ficar sem aula.
A suspensão das aulas é por tempo indeterminado e quase 200 crianças estão sendo afetadas. As turmas que estão sob suspensão são 201, 301, 302, 401, 402 e 501. Saiba mais informações!
ISERJ cancela aulas por falta de professores
Um comunicado foi enviado por e-mail na última segunda-feira, 1º de maio, notificando a suspensão das aulas. A mensagem informava que seis professores foram aprovados em processo seletivo pelo ministro da Educação do município e assumirão cargos docentes em outra escola a partir desta semana.
“Após a rescisão de contrato dos professores, as turmas ficarão sem regente até que a Faetec encaminhe um profissional para suprir a carência. Infelizmente, recebemos a comunicação da ausência dos professores no dia de hoje [segunda-feira], e os anos iniciais não dispõem de profissionais para assegurar a permanência das crianças na escola”, informou a direção.
O ISERJ faz parte da rede estadual de ensino e está subordinado à Faetec. Em nota, foi informado que “a decisão de suspensão da aula não foi informada à administração central e será apurada”.
Insatisfação dos pais
Os pais dos alunos da rede não estão felizes com a situação e demonstraram sua insatisfação. Veja algumas declarações:
“O mundo caiu. Como as crianças vão ficar sem aula no início do ano? Eles já vêm de um tempo de pandemia em que não tiveram dois anos de aula, com um déficit educacional altíssimo. Agora que estava entrando nos eixos, inclusive com provas marcadas, a gente recebe esse e-mail em pleno feriado”, disse Fernanda, representante dos pais da turma 501.
Ela também explica que os professores que atuavam na escola eram temporários e não existe uma lista de outros profissionais que possam atender a demanda. “Esses processos para contratação levam até quatro meses. Tem uma turma da tarde que não começou as aulas ainda. O nosso receio é que isso se estenda por muito tempo”, continuou.
Um pai de outro aluno, Jefferson Araújo, informou que existe um concurso para professores em aberto. “Cadê os professores aprovados? Por que você chama meia dúzia de concursados, mas aumenta o número de vagas de temporários?”, questionou.
Thais Soares dos Santos, mãe de uma aluna do 4º ano, revelou que sua filha chorou ao saber da suspensão das aulas. “A Faetec prometeu ano passado a abertura de concurso para este ano, e até agora não se fala nada”, afirmou.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Divulgação / ISERJ