Pouco tempo para viajar? Conheça ótimos locais para conhecer em Minas Gerais perto de Belo Horizonte
Durante a correria do dia a dia, nem sempre sobra tempo para o lazer. Muitas vezes, é necessário fazer planos para lugares próximos, que não vão exigir um grande tempo de deslocamento.
Porém, geralmente não sabemos quais são as opções e acabamos deixando muitos destinos interessantes de lado. Conheça alguns lugares de Minas Gerais que não são distantes da capital do estado! Leia agora!
Destinos interessantes em Minas Gerais e próximos de Belo Horizonte
Santa Bárbara
As origens de Santa Bárbara remontam ao período da exploração do ouro em Minas Gerais, no início do século XVIII. O pioneiro paulista Antônio Silva Bueno, que explorou as margens do córrego nos arredores da Serra do Caraça, encontrou ali ricas minas de ouro.
Conforme registrado no calendário litúrgico, ele chegou em 4 de dezembro de 1704, dia de Santa Bárbara, e por isso batizou o córrego com o mesmo nome.
A vila tem as mais belas igrejas do período barroco. Em 1713, iniciou-se a construção da Igreja Matriz de Santo Antônio e, conforme o arraial crescia, novas igrejas e capelas foram construídas.
As atrações da cidade vão desde passeios a belas igrejas históricas, casarões coloniais, estações de trem, museus, a cachoeiras e diversas opções de bairros.
Catas Altas
A fundação da cidade começou em 1694 com a descoberta de minas de ouro. O nome “Catas Altas” vem das profundas escavações que foram feitas no topo das colinas. A palavra “catas” significa garimpo, escavação mais ou menos profunda, dependendo da natureza do solo para mineração.
No povoado, as minas mais ricas e produtivas localizavam-se nas partes mais altas, ou seja, ficavam no alto da serra, por isso o atual povoado ficou conhecido como Catas Altas.
A atual Matriz pertence à segunda fase do Barroco e seu interior permanece inacabado, o que permite reconhecer as fases da construção e sua policromia, que a torna um dos mais importantes ícones da arquitetura e decoração do Brasil nesse estilo.
Entre as opções de lazer disponíveis para os visitantes estão as cachoeiras Maquiné e Santa, Poço do Escotilha, mirante Maquiné, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, capela Santa Quitéria, capela Nosso Senhor do Bonfim, igreja Nossa Senhora do Rosário, praça Monsenhor Mendes e Casa para Artesão.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/O Tempo