Cidades de MG registram menores temperaturas do país
Minas Gerais tem três das seis cidades que registraram as temperaturas mais baixas do Brasil na última quinta-feira, 4 de maio. Todas estão no sul do estado.
A medição é realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Monte Verde, distrito de Camanducaia, foi a cidade mais fria do país, com 8,3°C. Em segundo lugar está Caldas, com 8,5°C, e em quarto lugar está Maria da Fé, com 9,9°C. Saiba mais informações!
Cidade que registraram as menores temperaturas
As 6 cidades que registraram a menor temperatura no país foram:
- Monte Verde – Camanducaia (MG): 8,3°C;
- Caldas (MG): 8,5°C;
- Campos do Jordão (SP): 8,7°C;
- Maria da Fé (MG): 9,9°C;
- Nova Friburgo/Salinas (RJ): 10,6°C;
- Jaguarão (RS): 11,5°C.
Região Sul é a mais fria
De acordo com o meteorologista do Inmet Claudemir Azevedo, as temperaturas mais baixas são registradas geralmente na região sul do Brasil. No entanto, a massa de ar frio e seco que atua na região faz com que as temperaturas mínimas fiquem um pouco fora do normal. O fenômeno também traz chuvas para os estados do sul do país. Assim, as cidades mineiras ocupam as posições mais frias.
Azevedo explica que não há atualmente nenhum fenômeno operando no sul de Minas que explique o mínimo. “O que acontece é que com poucas nuvens ocorre um resfriamento noturno onde a temperatura cai mais rapidamente.”
Segundo ele, as baixas temperaturas devem continuar no sul de Minas nos próximos dias. A previsão para amanhã é de céu parcialmente nublado nos vales do Rio Doce, Mucuri e Campo das Vertentes. Nas demais regiões, o céu deve ficar de claro a parcialmente limpo, sem previsão de chuva.
A mínima deve ser de 9°C na região Sul e a máxima pode chegar a 34°C no Norte do estado e no Triângulo Mineiro. Em Belo Horizonte, os termômetros devem ficar entre 17°C e 30°C. A tendência é que esse tempo dure até o final de semana. Já na próxima semana, uma frente fria deve trazer chuvas para a região Sul de Minas.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução / freepik.com