MG aposta em inteligência artificial para se destacar na produção de peças industriais
O estado de Minas Gerais conta com uma novidade, o que dá início ao desenvolvimento de uma tecnologia inovadora no mundo, capaz de produzir grandes peças metálicas para a indústria, por meio da impressão 3D controlada por inteligência artificial.
O contrato para iniciar os estudos de desenvolvimento foi assinado na última sexta-feira, 5 de maio, entre a siderúrgica ArcelorMittal, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e outras empresas parceiras: Belgo Arames, DELP Engenharia e MRS Logística. O investimento para o projeto será de R$ 12 milhões. Saiba mais informações!
Produção de peças industriais com inteligência artificial
Um dos principais objetivos dessa tecnologia é agilizar o reparo de máquinas e equipamentos no setor industrial. Por exemplo, a produção de alimentos como biscoitos e massas é altamente mecanizada. Quando uma parte desse sistema falha, a empresa pode ter dificuldade em obter a peça necessária para repará-lo.
De acordo com Alexandre Caldeira, gerente geral de Inovação e Açolab da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil, as peças produzidas não são as convencionais, como, por exemplo, uma peça de automóvel que você troca, ao ir até a concessionária.
Ainda segundo ele, outras indústrias possuem equipamentos com alguns componentes de prateleira. Se a máquina parar e essa peça precisar ser substituída, será necessário entrar em uma sequência de processos industriais que levam muito tempo. Isso é a paralisação do equipamento, logo representa um prejuízo para a empresa.
Objetivo da produção 3D
Alexandre afirma que o grande objetivo da impressão 3D é minimizar o tempo em que o equipamento fica parado. Assim, quando for necessário trocar uma peça, o desenho dela estará disponível para imprimir e trocar; assim, rapidamente o equipamento irá funcionar novamente. Caldeira também fala, como um exemplo, do uso dessa tecnologia na indústria naval.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik