Minas Gerais precisa de doações de sangue: saiba como ajudar

O estado de Minas Gerais está em um cenário crítico em relação à doação de sangue. O estoque de sangue dos tipos O+, O-, A+, A- e B- está baixo. Já para os tipos B+ e AB-, o cenário é de alerta.

Os dados foram atualizados na última quinta-feira, dia 4 de maio, pela Fundação Hemominas. Minas Gerais está precisando de doações urgentes. Saiba quem pode doar sangue e como fazer. Leia agora!

Pessoas aptas para doações de sangue

A doação de sangue é algo extremamente importante, que pode salvar a vida de muitas pessoas. O estado de Minas Gerais está precisando de doações, pois se encontra com os estoques baixos.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg, além de estar em uma boa condição de saúde. Além disso, é preciso que o doador leve um estilo de vida saudável e que não se exponha a situações de risco para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis.

Outro ponto importante é que, apesar de poderem realizar a doação de sangue, as pessoas menores de idade devem ter a autorização dos pais ou responsáveis.

No dia em que for doar sangue, também é importante seguir algumas recomendações. É necessário dormir ao menos 6 horas durante as 24 horas anteriores à doação e manter uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos e frituras por pelo menos 3 dias antes. Caso a doação seja realizada depois do almoço, é necessário esperar no mínimo 2 horas.

Não é permitido que a pessoa doadora tenha tatuagens ou piercings recentes, realizados há menos de 12 meses. Caso o piercing seja na boca ou partes íntimas, a pessoa não pode mais doar. Em casos de gripe é necessário adiar por 7 dias. Se a pessoa realizar alguma cirurgia, o tempo de espera pode ser de 3 a 6 meses. Confira outros critérios no informativo do Ministério da Saúde.

Como doar

Os interessados podem agendar sua doação através desse link, ou por meio do aplicativo MG APP. Para mais informações acesse o site do Hemominas.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução / Freepik