Cidade de Minas Gerais recebe o título de capital estadual do doce de leite
Agora a cidade de Viçosa, que fica localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, é a Capital Estadual do Doce de Leite.
A lei que concede esse título foi publicada na última terça-feira, dia 9 de maio no Diário Oficial, após ser aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Saiba mais informações sobre essa novidade!
Viçosa é a Capital do Doce de Leite
O deputado estadual Coronel Henrique (PSL), responsável pela proposta, enfatizou em seu perfil na internet que a lei permitirá que a cidade explore o turismo gastronômico de forma mais efetiva, o que ampliará as possibilidades econômicas de Viçosa.
Em 2022, outra lei do deputado virou lei, reconhecendo o processo de produção do Doce de Leite de Viçosa, que é desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), como relevante interesse cultural para o estado de Minas Gerais.
Para a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do município, Rita Rodrigues, o título homenageia a história e a cultura da cidade de Viçosa, além de também cooperar para o aumento do turismo na cidade.
“Em Viçosa há diversos produtores de leite e, diante disso, reconhecer esse título de forma estadual torna-se tão imprescindível”, completou Rita.
Mais informações
O Projeto de Lei nº 632/2019 foi protocolado na ALMG para tornar o famoso Doce de Leite de Viçosa patrimônio imaterial do estado, mas o parecer da comissão de cultura do parlamento afirmou que a atribuição da declaração de patrimônio cultural é exclusiva do executivo.
Dessa forma, a ALMG recebeu o substitutivo do PL, que “reconhece como de relevante interesse cultural o processo de fabricação do Doce de Leite de Viçosa”. A emenda foi aprovada pelos deputados e posteriormente tornou-se a Lei nº 24.033 em janeiro de 2022.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/Freepik