Situação alarmante: Mais de 40% dos mineiros vivem sem tratamento de esgoto

Minas Gerais tem uma carência significativa na cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Hoje, as empresas de saneamento do estado não processam 46,3% dos resíduos.

Enquanto isso, outros 2,6 milhões de habitantes do estado vivem em regiões que sequer têm esgoto. Os números são do Panorama Estadual de Higiene Básica do Estado de Minas Gerais (Pesb-MG). Saiba mais informações!

Muitos mineiros não têm acesso à tratamento de esgoto

Segundo dados calculados em 2021, um em cada cinco habitantes de Minas Gerais ainda não tem acesso ao serviço de água.

Isso significa que aproximadamente 3,6 mineiros vivem sem esse serviço básico, razão pela qual apenas 82% deles têm acesso à água tratada, direito reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010.

De acordo com um levantamento divulgado no ano passado, Minas Gerais é o terceiro estado que mais gasta com internações causadas por higiene básica insegura.

Dados obtidos do sistema DataSUS do Ministério da Saúde e divulgados pela plataforma de inteligência artificial Neurotech mostram que, só em 2020, quase 13 milhões de pessoas foram diagnosticados com doenças como leptospirose e esquistossomose. O estado registra uma média de 24.000 internações e pelo menos 275 óbitos anualmente. No ano de 2020, 330 pessoas morreram.

Investimento do governo

Nos próximos anos, o governo de Minas Gerais prevê um investimento de R$ 103,2 bilhões para universalizar os serviços de saneamento básico para toda a população.

Desse total, R$ 75,8 bilhões devem ser investidos nos próximos 12 anos para atingir a meta de 99% de Minas Gerais com acesso à água tratada e 90% com acesso ao esgoto sanitário, sistema completo de coleta e tratamento de águas residuais

Os objetivos fazem parte da Pesb-MG e atendem a exigência do Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado pelo Senado em 2020.

“Esses investimentos virão de players que atuam no mercado, sejam empresas públicas ou privadas”, explicou em entrevista coletiva concedida na manhã da última segunda-feira, 22 de maio.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/FreePik