Belo Horizonte registra número assustador de hotéis fechados

A rede hoteleira de Belo Horizonte diminuiu 23% desde o fim da Copa do Mundo de 2014, com um em cada quatro estabelecimentos do setor fechando na cidade.

Os dados fazem parte de uma pesquisa exclusiva realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais a pedido do veículo de notícias Itatiaia. Saiba mais informações!

Fechamento de hotéis em Belo Horizonte

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais afirma categoricamente que o setor vive a pior crise da história da cidade ao observar uma queda no número de hotéis de 173 para 133 unidades.

Com o fechamento de mais de quarenta estabelecimentos, a cidade chega ao mesmo patamar de antes da Copa do Mundo há quase dez anos. E essa situação pode tornar-se ainda pior a partir de 2024.

Dos 43 hotéis que fecharam suas portas em BH na última década, 17 estão totalmente fechados, sem qualquer tipo de atividade ou previsão de reabertura no futuro.

Existem mais de 1300 quartos vazios disponíveis. Nessa lista está o icônico Othon Palace, na avenida Afonso Pena, no centro da cidade, que encerrou suas atividades em 2018 após quarenta anos de funcionamento.

Impacto na economia da cidade

Desde a redução drástica no número de hotéis na cidade, a economia da região perdeu força, devido à demanda dos clientes. É o que revela a operadora de caixa da loja vizinha ao antigo hotel, Emily Caroline. “As vendas caíram após fechamento porque vinham muitos turistas, muita gente de fora. Vendias muito”, disse ela.

Jadson Júnior dos Santos, cabeleireiro há dezoito anos, tem um salão na galeria do antigo hotel. Após o fechamento da Othon, a luta para manter a empresa funcionando está cada vez mais complicada. “Quando o hotel estava aberto, conseguíamos atender em média 10 ou 12 clientes por dia. Hoje atendemos quatro, cinco. Tem semanas que trabalhamos bem e tem dias que não trabalhamos”, lembrou.

Para mais notícias e informações, visite nosso site!

Imagem: Reprodução/WikiMedia