Quais são os bairros mais seguros do Rio de Janeiro? Descubra
Uma pesquisa deste ano, publicada pela imobiliária Loft, identificou os bairros cariocas com os melhores e piores índices de violência para 2022, com base em dados oficiais do Instituto de Segurança Pública do governo do RJ.
O levantamento se deteve em fatores como o número de furtos, roubos, homicídios e o total de casos. Saiba mais informações!
O bairro mais seguro do Rio de Janeiro
Das regiões consideradas as mais seguras do Rio de Janeiro, embora o primeiro local esteja localizado na parte central da cidade, a grande maioria fica na Zona Sul, onde há melhor iluminação das ruas, policiamento, infraestrutura comercial, circulação de pessoas e trânsito.
O bairro de Santa Teresa é o mais seguro do Rio de Janeiro. A região está entre as que apresentam os menores índices de criminalidade nas quatro categorias analisadas. Caso se analise a área pelos crimes mais violentos ocorridos, percebe-se que ela teve a menor quantidade de casos da cidade em 2022.
O bairro histórico, com seus casarões antigos, muito visitado por turistas, é patrimônio cultural da cidade e abriga diversos atrativos turísticos, como a Escadaria Selarón, o Parque das Ruínas e a Catedral Presbiteriana do Rio.
Outros bairros com alto índice de segurança no Rio
O Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro faz uma divisão regional ao publicar os dados sobre a violência na cidade, que, em alguns casos, abrangem mais de um bairro.
É o caso da Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Vidigal. Em quase todas as categorias, esses bairros também apareceram entre os menos violentos do Rio de Janeiro.
Esta área abriga alguns dos edifícios mais caros e sofisticados do Rio de Janeiro e também inclui a favela do Vidigal, uma das mais famosas da cidade. Um dos destaques é que ela é cercada por montanhas e áreas protegidas da Mata Atlântica.
Esta parte da cidade tem algumas das atrações turísticas mais famosas do Rio, como o Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Outros bairros que aparecem entre os com menor número de registros de homicídios são Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Laranjeiras, Botafogo, Humaitá e Urca, que abrigam os pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro, como o teleférico, o Pão de Açúcar ou o trem do Corcovado, que leva ao Cristo Redentor.
Para mais notícias e informações, visite nosso site!
Imagem: Reprodução/FreePik