Cachorros peludos sentem calor no verão?

0

Os cachorros, como já estamos cansados de saber, assim como nós, são seres sensíveis, que dependem de cuidados e atenção. Além disso, são figuras muito amadas dentro de casa, já que são considerados, realmente, o melhor amigo e companheiro do homem. 

Um dos cuidados mais essenciais em relação aos cachorros, por mais estranho que pareça, está relacionado ao pelo. Isso porque, existem diferentes tipos de pelagem para cachorro, no entanto, em todos os casos, rotina com banho, secagem e escovação podem fazer a grande diferença. 

Pensando, então, em te deixar por dentro dos principais cuidados relacionados aos cães, em especial em relação aos cães peludos, separamos aqui neste artigo algumas dicas que podem ser úteis. Para conseguir proporcionar o melhor ao seu animalzinho, continue a leitura e fique por dentro das principais dicas. 

Cuidados com as diferentes pelagens de cachorros

Antes de mais nada, é interessante destacarmos que, assim como existem diferentes portes de cachorros, existem diferentes tipos de pelagem, e cada uma demanda um tipo de cuidado especial. No caso dos cachorros peludos, por exemplo, existem cuidados que, se forem ignorados, poderão trazer sérios prejuízos ao pelo e à pele do animal. 

Esses cuidados, em sua maioria, estão relacionados à rotina de banho, secagem, escovação e tosa do animal. No caso do banho, é uma atividade que pode ser realizada dentro de casa mesmo, no entanto, caso prefira, a mamãe de pet pode optar por contratar os serviços de um pet shop. Independente da escolha, dar banho no seu cachorro peludo pode ser uma dica interessante, afinal, os cachorros peludos costumam sentir mais calor, ainda mais no verão, onde as temperaturas costumam ser bem mais elevadas.

Após o banho, outro cuidado essencial para ter com o animal é em relação à escovação do pelo. É um processo que, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado, justamente por ser um tanto quanto trabalhoso, além de ser um processo que costuma deixar o cachorro desconfortável e irritado. 

Outra etapa muito importante é a da secagem. Assim como na escovação, é um processo onde o animal pode acabar ficando um pouco irritado e desconfortável, no entanto, não é nenhum bicho de sete cabeças, além disso, no caso da contratação dos serviços do petshop, o profissional instruído a isso saberá como lidar com seu cachorro. 

Por último, mais um processo que também é importante para manter o seu animal sempre com uma pelagem mais saudável, é ter uma rotina em relação à tosa. É um procedimento onde muitos animais acabam ficando mais tristes ao se olharem no espelho, por exemplo, no entanto, é essencial, ainda mais na época do verão, auxiliando na prevenção contra doenças de pele, como, dermatite, alergias e irritações. 

Outros cuidados que podem fazer a diferença

Além de todos esses mencionados acima, existem mais dois cuidados que podem fazer a diferença: alimentação e cuidados de dentro para fora. 

Em relação a alimentação, hoje em dia, já estão muito em alta as receitas naturais, que contam com ingredientes leves, como, por exemplo, verduras e legumes, os quais são os grandes responsáveis por fornecerem as vitaminas necessárias para que o pelo cresça ainda mais saudável. 

Já em relação aos cuidados de dentro para fora, é comum vermos pessoas tomando suplementos para o cabelo crescer, por exemplo, e com os cães isso não é diferente. 

Por exemplo, você encontra diferentes tipos de suplementos essenciais para que o pelo do seu cachorro cresça com mais qualidade e brilho, alguns suplementos e produtos podem ser colocados diretamente nos pêlos, entretanto alguns podem ser misturados diretamente na ração do animal como por exemplo o Atlantis Ômega 3, um suplemento que atende as necessidades diárias do seu animalzinho de forma saborosa e nutritiva. 

Nesse caso, a única dica é que você siga todas as recomendações em relação a quantidade a ser ingerida para que seu cachorro realmente tenha acesso aos benefícios. 

Importância dos cuidados com o pelo

Agora que você já sabe todos os cuidados que você precisa ter com os pelos do seu cachorro, é interessante destacarmos a importância disso. Assim como nós nos sentimos mais felizes e leves quando cuidamos de nosso cabelo, os cachorros também têm essa sensação quando estão com os pelos brilhosos e macios. 

Porém, a única diferença é que nós, seres humanos, podemos cuidar do nosso cabelo a qualquer momento, já os cachorros dependem de nós para conseguirem alcançar esses cuidados. 

Além disso, estar sempre em dia com os pelos do seu cachorro, mantendo a rotina de banho, escovação, secagem e tosa, você estará prevenindo que as sujeitas se acumulem no pelo, diminuindo, assim, as chances de desenvolvimento de doenças de pele e irritações. 

Os cachorros peludos mais comuns

Agora que você já entendeu todos os cuidados necessários para ter com seu cachorro peludo, e entendeu que ele pode, sim, sentir calor, ainda mais na época do verão, onde as temperaturas são bem altas, confira a seguir as raças mais comuns de cachorros peludos:

  • Lhasa Apso;
  • Shih Tzu;
  • Maltês;
  • Yorkshire;
  • Poodle;
  • Chow Chow.

Assim, seguindo algumas das dicas mencionadas acima, além de proporcionar ao seu cachorro uma pelagem bem mais desenvolvida e de qualidade, você estará fazendo com que no calor ele se sinta mais confortável e não desenvolva nenhum tipo de doença ou alergia.