Alguns caminhos para você entender sobre a previdência privada

0

O brasileiro fala muito sobre aposentadoria, mas não conhece os meios de garantir essa forma de independência financeira sem depender do INSS.

Com as regras de aposentadoria no país, muitas pessoas começaram a procurar saber sobre como adquirir um plano de previdência privada para complementar sua renda no futuro. 

Esses planos facilitam a vida de quem precisa desse benefício e quanto mais cedo começarem a pensar nisso, melhor. Cada vez mais instituições financeiras como corretoras de valores e bancos, trabalham com opções específicas que se adequam à necessidade e gosto do investidor.

Muitas pessoas utilizam esse investimento para complementar a previdência social que é disponibilizada no Brasil, ou seja, elas recebem o valor da aposentadoria convencional do INSS e complementam com um plano de previdência privada.

Afinal, o que são planos de previdência?

Manter o mesmo padrão de qualidade é uma tarefa difícil, mas que pode ser facilitada. Os Planos de Previdência são compostos por fundos de investimento especialmente constituídos, que podem ser oferecidos pelas empresas aos funcionários.

As instituições autorizadas que estão por trás desse tipo de investimento pagam uma renda ao investidor no fim do período de contribuição. Esse pagamento pode ser por meio de uma renda mensal vitalícia ou por um determinado período, e até mesmo resgatar de uma vez só o dinheiro acumulado.

A previdência privada não está ligada à aposentadoria do INSS. Essa, oferecida pelo governo, é diferente da privada, que colabora para que exista uma renda extra para projetos futuros, como um reforço para a aposentadoria oficial (a governamental).

Na previdência privada existem dois tipos: um que pode ser fechado, oferecido pela empresa apenas a seus funcionários por meio de uma fundação. Ou aberto, para qualquer pessoa que queira o benefício e procure bancos ou corretoras.

Existem em alguns casos também aquelas pessoas que aproveitam esse investimento para realizar outros objetivos de longo prazo. Por exemplo: pagar os estudos dos filhos, comprar um imóvel ou juntar dinheiro por um período maior.

Ou seja, a previdência privada é uma modalidade de investimento que dá margem para milhares de oportunidades durante a vida.

Vantagens e desvantagens da previdência privada

Como todo serviço, há quem julga os planos de previdência privada como tendo algumas desvantagens.

As taxas são altas e além da taxa administrativa, já que os planos costumam ter taxa de saída no momento do resgate e taxa de carregamento. Se você estiver pensando em contratar uma previdência, lembre-se de questionar ao gerente do banco sobre essas taxas. 

A mesma coisa se dá quanto aos tributos, que podem ter tributação regressiva ou progressiva. A primeira é a mais indicada para quem pretende manter o plano por muito tempo. 

Isso porque ela começa em 35% caso você faça algum saque antes de dois anos. E vai reduzindo até chegar a 10% quando você deixa o dinheiro guardado por mais de 10 anos.

A rentabilidade é outro ponto que deve ser analisado. Quem pretende contar com um plano de previdência privada há investimentos que oferecem uma rentabilidade melhor com menos taxas do que esses planos.

No geral, os planos de previdência vantajosos são os oferecidos pelas empresas. Por exemplo, as empresas oferecem um plano em que o funcionário coloca um valor e elas colocam o mesmo tanto todos os meses. Desse modo, é possível dobrar o seu recebimento.

Mas nesses casos, você deve ficar atento às regras para receber o dinheiro. Alguns pontos são: prazo e o que acontece em caso de demissão. A liquidez libera uma opção de resgate no curto prazo com alíquota de imposto menor e a rentabilidade acima da inflação protege o poder de compra com o passar do tempo. Uma outra vantagem são as taxas de administração baixas.

Então, já sabe: na hora de adquirir um plano de previdência privada, é necessário analisar e pesquisar quanto é interessante e vantajoso para a sua necessidade. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.