Dicas de decoração: Conheça as cubas e torneiras de cozinha

0

Para a maioria dos brasileiros, a cozinha é aquele lugar de aconchego que sempre se torna o ambiente das reuniões entre famílias e amigos. Somos aquele povo que valoriza a confraternização em torno da comida, e que adora a fartura e a satisfação dos convidados.

Para quem gosta de cozinhar, ou precisa de uma motivação a mais para vivenciar a cozinha, nada melhor do que um ambiente bem equipado, com uma decoração agradável e cheia de personalidade.

Pensando nisso, elaboramos este texto com as melhores dicas para você, que está construindo ou querendo reformar a sua cozinha, e precisa decidir sobre dois dos itens mais importantes, e que definirão a funcionalidade, a praticidade, o conforto e a melhor performance neste espaço. 

Estamos falando das torneiras e cubas para a cozinha. Se você deseja saber mais, continue conosco e aproveite a leitura!

Por dentro dos conceitos: o que é uma cuba?

A cuba é uma peça chave para uma cozinha harmoniosa e aconchegante, tenha em mente que a cuba que você escolhe para fazer parte da decoração de sua cozinha pode fazer toda a diferença!

Mas o que é uma cuba?

Ela nada mais é do que o elemento que, quando encaixado à bancada, cria uma estrutura que serve para lavar e higienizar louças, alimentos e as mãos, se refere aquela “caixa”, logo abaixo da torneira.

É a peça que demonstra como a tecnologia residencial tem evoluído para facilitar a vida de todos e permitir que a experiência na cozinha possa ser sempre proveitosa e dinâmica. 

E qual a diferença da cuba para a pia?

A pia se refere ao conjunto de elementos que compreende, a cuba, a bancada, armários e torneiras, é uma peça inteiriça e que geralmente não são adquiridos separadamente.

Diferente da pia, a cuba oferece mais versatilidade, liberdade e maior criatividade na hora de pensar a decoração, e de combinar seu design entre os outros elementos do ambiente.

Quais cubas e torneiras devo escolher para minha cozinha?

Não existe uma resposta exata para esta questão, afinal, uma série de fatores podem ser considerados para que você escolha a cuba mais adequada às suas necessidades e rotina.

Aqui, é fundamental que você perceba o que tem, para conseguir saber exatamente o que precisa. Pense sobre o tamanho da sua cozinha, o espaço que você dispõe, como você imagina que ela ficará depois de construída, reformada ou repaginada, como pretende organizá-la, etc.

As cubas e torneiras são encontradas no mercado nos mais diferentes modelos, formatos, e materiais, e cada um deles pode contribuir de diversas maneiras aos seus propósitos.

Tipos de cuba para sua cozinha

Vamos conhecer um pouco sobre os principais tipos de cuba e torneira, para que você possa fazer a melhor escolha.

Cuba embutida

As cubas embutidas são as mais comuns, portanto, as mais vendidas, adquiridas e usadas pelas pessoas, e na grande maioria das vezes é feita em inox.

Neste modelo, a cuba é acoplada e colada por baixo da bancada, e é ideal para quem está pensando instalar uma bancada granito, mármore, entre outros materiais. Neste caso, o recorte da bancada fica à mostra.

Cuba sobreposta

Diferente das cubas embutidas, as sobrepostas, como o próprio nome sugere, são encaixadas na bancada de forma que fiquem sobressalentes e apoiadas, ou seja, ela é colocada acima da bancada e suas bordas ficam aparentes.

Elas são encontradas em materiais como porcelanato e inox e sao perfeitas para aquelas pessoas que querem sair um pouco do comum sem deixar de lado a praticidade e a eficiência.

Cuba dupla

Não é difícil imaginar que o principal diferencial das cubas duplas é o fato delas serem maiores do que os modelos anteriores.

Esse tipo de cuba é ideal para quem tem uma família numerosa, dispõe de uma cozinha grande, e tem uma quantidade maior de louças.  Por serem maiores, as cubas duplas exigirão maior espaço na bancada – embora seja possível encontrá-las em modelos menores no mercado, ou maiores, como modelos triplos.

As cubas duplas são incríveis pois ajudam a economizar tempo e dinamizar o dia a dia na cozinha.

Cuba de semi-encaixe

A principal  característica e diferencial para as cubas de semi encaixe é que toda a cuba fica aparente, para fora da bancada. 

Elas exalam luxo e elegância e conseguem se tornar um item decorativo aliado para tornar sua cozinha ainda mais incrível.

Por ficarem à mostra, permitem a criação de um design que valoriza a combinação de materiais, cores e contrastes, para montar aquela cozinha dos sonhos. O que não faltam são inspirações glamourosas para aproveitar este modelo ao máximo.

As melhores torneiras para sua cozinha

Além das cubas, as torneiras são os itens fundamentais para tornar sua cozinha ainda mais completa e funcional.

Na hora da escolha, não se apegue apenas à beleza,  tenha em mente que você precisa considerar o tamanho da sua cuba, para que a torneira não seja maior nem menor com relação a ela, sua extensão deve ser adequada além de analisar como funciona a rede hidráulica instalada na sua casa.

Esses pontos são importantes para você definir o melhor lugar para instalar as torneiras, na bancada ou na parede, ou se é melhor uma torneira simples (que não permite a mudança na temperatura da água) ou uma torneira com misturador ( que permite que a água saia quente ou fria).

Ter uma cozinha dos sonhos pode parecer uma tarefa  difícil e às vezes impossível,  principalmente em meio a tantas opções e variedades, por isso esperamos que este texto possa te ajudar no processo. Com atenção e cautela, o resultado pode te surpreender!