Quais as ferramentas mais comuns para quem quer trabalhar com mármores, granitos e outros tipos de rochas:

0

Você sabe quais são as ferramentas mais comuns para quem quer trabalhar com mármore e outros tipos de rochas? Quais são usadas no beneficiamento do mármore até mesmo em sua manutenção? Você sabia que seu mármore precisa de manutenção pelo menos anualmente?

Para falarmos um pouco mais das ferramentas que são mais usadas, vamos explicar um pouco mais sobre a função de cada uma delas.

Como e feita a extração das Pedras e Rochas

 A primeira parte do beneficiamento é a extração de blocos com multifios diamantados que serram o bloco por completo, em seguida, os blocos vão para a indústria de beneficiamento e é feito o polimento, escova e depois elas são enviadas as marmorarias que fazem a maior parte do beneficiamento para o cliente final, quando chegam nas marmorarias o primeiro passo é o corte das pedras e rochas com os discos de corte.

Discos de corte para mármore, granitos e outros tipos de rocha

Os discos de corte possuem uma grande particularidade que são as variedades de tamanhos e modelos diferentes de acordo com a necessidade, os discos mais vendidos são os discos para serra mármore elétrica que são para cortes manuais e os discos de serra de 350mm que são os discos utilizados em cortadeiras e serras ponte para fazerem cortes mais automatizados e de mesma simetria.

 Todos os tipos de rochas são cortados com esses discos, com cada modelo específico para sua necessidade.

O discos para serra mármore mais vendido do Brasil é o disco da norton pro da Norton Abrasivos, que é uma empresa conhecida em vários mercados de construção e indústrias, Os discos de serra que possuem mais qualidade os discos que são importados pela Saint, os discos são os mais famosos e possuem alta qualidade no rendimento e acabamento do corte, porque o disco além de cortar, ele é uma ferramenta de desbaste.

Ferramentas para trabalhar com desbaste em mármore, granitos e outros tipos de rocha

Logo após o término do corte, é iniciado o desbaste, o desbaste é divido em 2 modelos de trabalho.

 O modelo a úmido e o modelo a seco, a maioria das marmorarias trabalham com ferramenta para desbaste a seco, os produtos mais utilizados dessas indústrias são os graniteiros, rebolo cônico e rebolo reto de carbeto, as maiores empresas que fabricam e distribuem essas peças são Rei Abrasivos e Forcety Abrasivos, essas 2 possuem a maior parte do mercado dos abrasivos a seco.


Quando a marmoraria usa as ferramentas para trabalhar com desbaste a úmido, as ferramentas para desbaste são os discos diamantados de desbaste, rebolo boca de pia diamantado e as fresas. Essas ferramentas de desbaste são utilizadas com muito cuidado e não recomendamos que tente fazer em casa para que não ocorra acidentes por falta de experiência em relação às rotações usadas entre outras.

Ferramentas para acabamento em mármore, granitos e outros tipos de rocha

No acabamento é como no desbaste, existe o acabamento a seco e úmido. Quando se trabalha a seco, são mais usadas lixas espanholas ou lixa com velcro, lixas de desbaste, também conhecidas como lixas durite e até mesmo lixas diamantadas que podem ser utilizadas a seco, também conhecidas como lixas passos.

Quando o acabamento é úmido são usadas lixas diamantadas e abrasivos polibordas em máquinas grandes de polir bordas. Além das lixas, é muito utilizado colas para colar rocha com rocha ou a rocha em outra superfície, grampos para fixação da colagem das rochas e abrasivos para polimento de boca de pias.

Ferramentas para finalização e restauração em mármore, granitos e outros tipos de rocha

Depois que é feito o polimento e o acabamento da peça de mármore começa a ser feito o processo de finalização as ferramentas mais comuns são os detergentes para limpeza por completo da pedra, os realçadores de cor para mármore, granito, porcelanato, materiais fabricados não naturais e várias variedades, os realçadores de cor, além de puxarem o brilho da pedra, ele também é um protetor contra água e óleo.
O produto que é mais utilizado no processo de manutenção e restauração, todas as pedras devem ser impermeabilizadas no mínimo 1 vez por ano para manter a superfície totalmente protegida, e por isso os impermeabilizantes são muito utilizados.

Existem também as ceras que são utilizadas para um brilho superficial que dura menos tempo do que um realçador. Quando se trata restauração, além dos impermeabilizantes e realçadores existem os produtos para remoção de ferrugem, limpa manchas de vinho, café, óleo entre outras, ou seja, além dos produtos pós-obra, existem produtos também para restauração que são em pó ou em líquidos para aplicar e restaurar.

Máquinas elétricas que são utilizadas para beneficiar mármore, granito e outros tipos de Rocha

As máquinas na marmoraria são de extrema importância para o beneficiamento, a máquina mais utilizada em uma indústria de mármore é a lixadeira elétrica, essa lixadeira pode ser usada tanto úmido quanto a seco, algumas tem regulador de velocidade.

Depois das lixadeiras são as serras mármore, essas máquinas são responsáveis por fazer os principais cortes em rochas.

Logo em seguida vem a esmerilhadeira, ela é uma máquina para ser usar as ferramentas de desbaste como os rebolos e graniteiros, essas são as principais máquinas manuais, quando se trata de máquinas grandes.

 As mais usadas são as cortadeiras e as serras ponte para o corte, e as polibordas para o polimento, também usadas como ferramenta de desbaste. 

Você encontra todas essas ferramentas em uma loja online de Abrasivos para marmoraria e eles entregam em qualquer local do Brasil.