Guia de Luzes de Natal – Tipos, Como Usar, Onde Comprar

0

O Guia de Luzes de Natal pode te ajudar a selecionar as melhores opções para sua decoração. Esta é a ocasião perfeita para que os transeuntes e vizinhos observem suas decorações iluminadas. Sem sobrecarregar as luzes do jardim, algumas luzes de Natal irão embelezar o seu exterior.

Use guirlandas coloridas ou mesmo multicoloridas para se destacar. Varie os programas de iluminação para dar vida às suas luzes e criar movimento. Finalmente, polvilhe sua vitrine com lanternas e velas elétricas. Algumas referências ao Natal também são bem-vindas: personagens emblemáticos, animais ou flocos luminosos que farão as inspirações de jovens e idosos.

O NATAL CHEGOU! VAMOS DECORAR O LADO DE FORA DA CASA TAMBÉM? | Kris Bristot
Imagem: Luzes de Natal – Kris Bristot

Qual o significado das luzes de Natal?

A tradição da árvore de Natal é muito distante, ainda mais do que o próprio Natal. Os romanos decoravam pinheiros em homenagem a Saturno, o deus da agricultura, e foi mais ou menos nessa época que as pessoas começaram a decorar árvores.

Quanto aos druidas, costumavam decorar os ramos de carvalho com maçãs douradas para as festas, foi também nesta altura que o Natal começou a ser celebrado.

Na Europa Central, no século 12, o pinheiro foi pendurado de cabeça para baixo para simbolizar a pirâmide do Espírito Santo.

A primeira alusão à árvore de Natal ocorreu no século 16.

Aparentemente foi Lutero (1483-1546), autor da reforma protestante, que teve essa ideia brilhante. Um dia, após uma caminhada na floresta, Lutero compartilhou com sua família sua ideia da árvore de Natal decorada com velas com uma estrela brilhante na cabeça. 

Para ele, o céu deveria ser iluminado como no dia do nascimento do menino Jesus. Este costume, portanto, criou raízes.

É o símbolo da vida que nunca morre, uma árvore do paraíso. Deve manter relações privilegiadas com o cosmos e colocar em comunicação o céu, a terra e o mundo subterrâneo.

Guia de Luzes de Natal
Imagem: Decoração de Natal – Tua Casa

Quando começar a decoração de Natal?

Não vamos mentir um para o outro: a data de instalação da árvore de Natal dependerá de vários critérios. O tempo que temos, quer tenhamos ou não uma árvore ou um comerciante de árvores em mente, ou mesmo a vontade ou nenhum espaço para uma árvore em casa.

No entanto, é comum se perguntar quando fazer a árvore de Natal. O que a tradição diz? E por quanto tempo você mantém uma árvore natural?

Ciência ou tradição, quando colocar a árvore de Natal?

Deixemos de lado o debate sobre o lado ambiental da árvore de Natal desde o início: a questão não é tão simples. Observe, entretanto, que o argumento de que uma árvore artificial é melhor para o meio ambiente é um equívoco.

Essa tradição é bastante comum: a árvore de Natal é erguida no quarto domingo antes do Natal. Em 2020, é 6 de dezembro!

Com a proximidade de São Nicolau, comemorada no dia 6 de dezembro , às vezes aproveitamos para acoplar os dois e instalar a árvore.

Como surgiu a árvore de natal?
Imagem: Como surgiu a árvore de Natal – Sempre Família

Outra tradição propõe colocar a árvore doze dias antes do Natal , ou seja, no dia 13 de dezembro.

Fim de dezembro

Como a decoração da árvore está intimamente ligada aos festivais celtas do solstício de inverno , algumas pessoas preferem esperar até 21 de dezembro. Costumávamos decorar o abeto com trigo, flores e frutas: o que encontrar inspiração? 

O final de dezembro é um período de feriados, religiosos ou pagãos, e é uma boa época para colocar uma árvore de Natal. Além disso, uma última tradição é esperar até a véspera de Natal para preparar as decorações reais. Uma boa desculpa se você está atrasado.

Quando começar a montar a árvore de Natal?

Na véspera de Ano Novo, luzes suaves e guirlandas de luz participam da magia do momento. A lareira na sala de estar mergulha você em uma agradável atmosfera de inverno, e a luz das chamas dançando pacificamente dá magia à sua passagem de ano.

É possível peneirar para a ocasião as luzes fortes do dia a dia que iluminam o seu interior. As suspensões são ideais para este fim, bem como lâmpadas ou arandelas de parede. Use castiçais e lanternas para criar estilos diferentes em todos os quatro cantos de seus quartos.

O dia certo para montar a árvore de Natal - Blog da Ademilar
Imagem: Ademilar

Mime-se e dê rédea solta aos seus desejos de encontrar um equilíbrio entre a intensidade da luz e a funcionalidade do local. Você pode manter a luz para a refeição e usar uma luz mais suave para o canto do pinheiro da sala e, assim, mergulhar em uma atmosfera de inverno.

Quando remover a decoração de Natal?

Domingo , 6 de janeiro de 2019 é, portanto, a data em que você pode remover sua árvore, de acordo com a tradição.

No entanto, algumas famílias têm sua própria tradição, como remover a árvore em 31 de dezembro ou mais tarde em janeiro.

É claro que você é livre para escolher por si mesmo, mas saiba que ninguém quer ver uma árvore em sua casa em fevereiro!

E a sua decoração de Natal? Para saber quando colocá-lo nos armários, você não pode, ao contrário da árvore, se referir à tradição.

Na verdade, é mais uma questão de “sentimento”. A maioria das pessoas já terá removido a decoração de Natal na segunda semana de janeiro.

Mesmo que haja algo mágico em decorar sua casa para o final do ano e desfrutar do espírito natalino, isso pode rapidamente se tornar deprimente e “demais” depois de várias semanas!

20 Ideias Criativas de Cartão de Natal e Ano-Novo - Canva
Imagem: Canva

É por isso que você não deve cometer o erro de lotar sua casa com enfeites de Natal.

Quanto às pequenas decorações de Natal, pode aproveitar para guardá-las durante os meses de inverno.

Algumas decorações discretas e requintadas, como a decoração escandinava para o Natal, por exemplo, podem ser conservadas por mais tempo.

Como usar luzes de Natal na decoração?

Se a árvore e as suas guirlandas aquecem o interior da casa, as luzes também invadem o jardim para criar este universo mágico que anuncia a chegada do Natal.

Brancas ou multicoloridas, as luzes deslizam pelos telhados até os gramados para trazer a jovens e adultos a magia deste final de ano.

Onde colocá-los? Quais regras de segurança devem ser seguidas? Quais dicas para evitar a multiplicação de fios no jardim? Respostas aqui!

Segurança sobretudo

Fios muito compridos que se enroscam e cruzam o jardim e os caminhos, falta de tomadas, problemas de acessibilidade.

A instalação de uma iluminação festiva e harmoniosa pode rapidamente tornar-se um verdadeiro quebra-cabeça.

Iluminação decorativa de Natal deverá ser acionada neste domingo, no  Centro, em Franca – Estilo AP | por Anderson Pinheiro
Imagem: Estilo AP

Para evitar aborrecimentos e acidentes, use a lógica e adapte-se ao seu jardim e à sua casa (e não o contrário)!

Por exemplo, você terá que desistir de instalar uma guirlanda elétrica no telhado de seu galpão de jardim, se ela estiver do outro lado de sua propriedade e não tiver alimentação própria.

Além disso, adapte suas escolhas decorativas ao seu material. Para iluminar o meio do seu jardim, escolha, por exemplo, guirlandas com extensões.

Decoração de Natal para Jardim - JMC Elétrica - Iluminação de Natal
Imagem: JMC Elétrica

Atenção:

  • não instale cabos e extensões em todo o jardim! Isso pode se tornar rapidamente perigoso (risco de queda, exposição a condições climáticas, roedores e outros animais, etc.).
  • Prenda sistematicamente os fios com tampas de cabos, disponíveis em lojas de bricolagem. Você também pode fazer um usando um feixe de galhos finos ou com uma lona grossa (de preferência na cor verde para se misturar com a paisagem), onde você vai enrolar os cabos. Fácil como uma torta, este pequeno truque irá lhe poupar muitos transtornos!

Como fazer isso?

Você só precisa traçar um plano de seu jardim que irá destacar os seguintes pontos:

  • as entrada / saídas (casa, garagem, portão, etc.);
  • os corredores (garagem, pedestre, etc.);
  • tomadas elétricas acessíveis ao ar livre ou interno (garagem, janelas, etc.);
  • pontos de luz existentes.

Uma vez finalizado o plano, identifique o que deseja destacar: sua entrada, seu caminho, suas plantas, alguns elementos decorativos (animais, pequenas figuras, viveiro, etc.).

Antes de começar, verifique a viabilidade de suas escolhas de acordo com a localização de suas fontes de alimentação.

Guia de Luzes de Natal
Imagem: Baianos no Polo Norte

Dica: Por motivos práticos e estéticos, é aconselhável para executar suas guirlandas junto elementos já marcados (calhas, ângulos da parede, telhas bancos, caminhos)

Não só as suas iluminações serão harmoniosas, mas também serão visíveis para todos e ninguém correrá o risco de cair ao tropeçar nos cabos!

Neste Guia de Luzes de Natal, recomenda-se instalar o máximo possível de guirlandas, correndo o risco de fazer muito! Lembre-se, para ser bonito, um jardim de Natal deve ser equilibrado.

Por isso, distribua as suas guirlandas de forma harmoniosa para realçar os elementos fortes da sua casa e do seu jardim da forma mais natural possível.

Tipos de Luzes natalinas

Quer seja para a sua decoração exterior ou interior, as luzes LED de Natal estão entre as mais populares porque consomem muito menos energia do que as luzes de Natal convencionais, consideradas incandescentes. 

Com as lâmpadas LED, falamos de uma economia de energia de até 80% e de uma vida útil até 20 vezes maior.

Uma das outras principais vantagens é que as lâmpadas não emitem calor e são frias ao toque. Os riscos de sobreaquecimento já não devem ser temidos! 

luzes de natal | Blog com Ciência
Imagem: Museu WEG

A seleção de cordas de luz LED inclui uma ampla variedade de cores, tamanhos e formas de lâmpadas.

Há até cortinas de luz para pendurar! E como os locais que queremos decorar não têm necessariamente tomadas elétricas por perto, fique atento, pois existem luzes de corda que funcionam com baterias.

Eles são ideais para iluminar itens menores, como peças centrais. As luzes são minúsculas e o fio muito mais delicado do que nos tradicionais shows de luz.

Entre os outros elementos a serem considerados, está também a cor do fio de seus efeitos de iluminação. Os fios verdes camuflar-se-ão muito melhor na árvore do pinheiro do que os fios brancos ou mesmo transparentes.

luzes de natal | Blog com Ciência
Imagem: Museu WEG

É um detalhe que convém não esquecer! E no que diz respeito às lâmpadas em si, você deve saber que elas estão disponíveis em branco quente e branco frio, bem como em muitas cores vibrantes.

No caso das árvores de Natal, você deve saber que muitos modelos agora são vendidos com luzes integradas.

Tudo o que você precisa fazer é conectar o fio e pronto! E não há medo de lâmpadas que podem queimar prematuramente; bastará apenas trocar a lâmpada sem afetar as demais.

Finalmente, para que seus espetáculos de luz durem muitos anos, recomenda-se um armazenamento adequado para evitar que se enredem.

Para o resto, tudo o que você precisa fazer é selecionar seu modo de iluminação preferido. Então, você vai fazer eles brilharem?

Quais são as melhores luzes de Natal para colocar na sua casa?

Um bom guia de Luzes de Natal recomenda: às vezes, seguir o básico é a melhor aposta de todos. O conjunto de luz em fio branco transparente é um conjunto básico ideal para ambientes internos e externos.

Fio Fada Cobre Branco Quente Luz Natal 10m 100 Leds Pilha Festa Decoração -  Loja Coisaria - Presente com ideias
Imagem: Loja Coisaria

Estas mini lâmpadas incandescentes resistem muito bem aos elementos e não superaquecem, tornando-as uma escolha segura para decorar a sua árvore de Natal, varanda ou em qualquer local ao ar livre.

O conjunto de 100 lâmpadas incandescentes mede 20 pés (6,1 m) de ponta a ponta, mas 18 pés (5,49 m) de luzes de fada. Duas lâmpadas sobressalentes estão incluídas com este conjunto, caso uma lâmpada exploda.

Fio Fada Arame Pingos Luz Colorido 2m 20 Leds Pilha no Elo7 | AnaCearense  (EB8016)
Imagem: Fio Fada Arame 2m 20 Leds – Elo7

Os especialistas amam a decoração por sua simplicidade, luz quente e baixo custo, tornando mais fácil decorar uma grande árvore, árvores de Natal ou arbustos ao ar livre com um orçamento limitado.

Guirlandas de LED

As luminárias LED são duradouras, energeticamente eficientes e duráveis , tornando-as uma escolha premium para qualquer decoração exterior ou interior. Essas luzes de corda altamente classificadas são oferecidas com luzes vermelhas, amarelas, azuis e verdes que irão adicionar um brilho festivo a qualquer guirlanda de artesanato, árvore de Natal ou espaço ao ar livre.

Guirlanda Decoração Natal BONECO NEVE 40cm C/Led à Bateria no Elo7 | Buzu  Arte (AC9F24)
Imagem: Guirlanda de LED – Elo 7

Este LED brilhante oferece o controle final com dez configurações para ajustar os modos de brilho e luz, como estroboscópio, piscando, desvanecimento e muito mais.

Eles estão disponíveis em branco quente ou em nossa escolha favorita, o conjunto multicolorido. Com 33 pés (10m) de fio de cobre facilmente ajustável , dobrável e selado, este conjunto permite que você embrulhe e ilumine qualquer projeto de decoração de Natal.

Se há uma desvantagem, é que essas pequenas luzes de festa (ou feiras de Natal) não podem ser conectadas a conexões adicionais. Por esse motivo, se você tiver uma grande área para cobrir, você precisará ter acesso a várias tomadas ou um tamanho maior. 

Luzes de Natal incandescentes

Os compradores preocupados com o orçamento não devem hesitar – se procura iluminação exterior acessível nesta temporada, o Conjunto de Luzes Incandescentes para Casa é o achado perfeito.

Moda Incandescente Grinalda Flor Headband Mulheres Meninas L - R$ 91,97 em  Mercado Livre
Imagem: Guirlanda Incandescente – Mercado Livre

Com uma inspiração incrível de mini-luzes (cerca de 21.34m (70 pés), para ser exato, o conjunto é tão mágico em seu telhado, pois se decora em árvores, arbustos e cercas. 

Quais luzes de Natal os profissionais usam?

Compreendemos o seu desejo de decorar toda a sua casa. E como você resiste aos olhos dos seus filhos que querem esvaziar todas as caixas de enfeites para colocar no máximo?

Guirlandas de LED

Um LED consome 35 vezes menos do que uma lâmpada incandescente convencional.

Guirlanda de natal realista com frutas vermelhas nos galhos verdes | Vetor  Premium
Imagem: Guirlanda de LED – Freepik

Seu tempo de vida pode ser 100 vezes maior do que na mesma lâmpada incandescente. Chega de guirlandas onde falta uma lâmpada no meio.

Além disso, quebra-se com mais facilidade e não aquece: portanto, os seus filhos não têm tendência para parti-los ou queimar-se ao tocá-los. Dois pássaros com uma pedra. Mesmo três: a conta, o meio ambiente e a segurança.

Guirlandas solares

A solução certa para aliar economia de energia elétrica, meio ambiente e decoração!

Essas guirlandas têm seu próprio pequeno painel solar e uma bateria. A bateria recarrega durante o dia e descarrega quando você quer que a guirlanda acenda. Não precisa estar conectado à rede elétrica.

Luz Solar String Lanterna LED Guirlanda Decoração Do Casamento Luzes De  Fadas Jardim Ao Ar Livre-20 - 5m LED / Amarelo-TVC-Mall.com
Imagem: Guirlanda Solar – TVC-Mall

Essas guirlandas são mais destinadas ao ar livre porque o painel solar precisa de luz para recarregar a bateria.

Desligue quando ninguém estiver assistindo

Assim que suas decorações de Natal forem instaladas, você pode vinculá-las a um cronômetro. Ele desligará as iluminações noturnas para você, de acordo com suas configurações. Isso permite que você tenha certeza de não esquecê-los.

Desligue à noite de qualquer maneira: ninguém está olhando. Até você, você dorme.

Decore de forma diferente

Pense em decorar de forma diferente. Uma atividade familiar antes das férias pode ser fazer suas próprias decorações de Natal.

Você também pode optar por comprá-los de associações.

As árvores foram iluminadas apenas a partir da década de 1950. Os 30 anos gloriosos viram a democratização das árvores iluminadas.

Pin em Fachadas de Casas e Lojas Decoradas Natal
Imagem: Pin em Fachadas de Casas – Pinterest

Antes, os moradores já possuíam pinheiros, mas apenas decorados sem iluminuras.

Qual o comprimento médio das luzes de Natal?

Tudo depende do tamanho da sua árvore. Aqui estão algumas dicas práticas para escolher o comprimento certo de luzes de fada para a altura de sua árvore :

  • Árvore de 1 metro de altura: 10 metros de guirlanda leve
  • Árvore de 1,5 metros de altura: 15 metros de guirlanda leve
  • Pinheiro com 1,8 a 2 metros de altura: 20 metros de guirlanda leve

Quantas luzes de acordo com o tamanho da sua árvore?

Depois de determinar o comprimento ideal da guirlanda de luz para sua árvore, sugiro que você faça um balanço do número de luzes a planejar. Para aprimorar sua árvore o máximo possível, ela deve ser muito brilhante!

Muitas vezes, as árvores são mal iluminadas e boa parte de suas decorações fica na sombra. Em geral, uma árvore nunca é muito brilhante … quanto mais luzes você acender, maior será!

Fornece uma base de 170 luzes por metro de árvore:

  • Árvore de 1 metro de altura: 170 luzes (mínimo)
  • Árvore de 1,5 metros de altura: 250 luzes (mínimo)
  • Abeto com 1,8 a 2 metros de altura: 300 luzes (mínimo)

Luzes de Natal na Amazon

Abaixo, você confere as melhores opções de luzes de Natal na Amazon, com preços acessíveis e variedades que decoram sua casa com sucesso!

Pisca 100 Lampadas Led 8 Funcoes 110v Branco Quente
Imagem: Pisca 100 lâmpadas Led 8 Funções – Amazon
Pisca 100 Led 8 Funcoes 110v Branco Frio C Fio Transparente
Imagem: Pisca 100 Led 8 funções Branco Frio – Amazon
Imagem: Cordão Varal de Luz Led 20 bolas Branco Frio – Amazon

Luzes de Natal ao ar livre

Já as luzes de Natal ao ar livre enfeitam diversas fachadas de casas e residências. Aquelas que são compostas por jardins e gramados, podem aderir a monumentos em luzes que capricham no visual natalino.

Luzes de decoração ao ar livre em forma de rena de natal iluminada em  vermelho brilhante em preto | Foto Premium
Imagem: Freepik

Gostou das dicas para um Natal bem iluminado? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.